A programação do 14º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp/RN), nesta quarta-feira (2), foi marcada pela pluralidade de palestras e apresentações de trabalhos científicos. Especialistas renomados na área compartilharam experiências e suscitaram o debate frente à “Reinvenção da Gestão Pública: novos cenários, novos desafios”, tema central do evento em 2020.
Por causa da pandemia da Covid-19, o Congesp está sendo realizado pela primeira vez no formato virtual, através de sistemas de videoconferência. No início da manhã foram apresentados casos de sucesso, fruto de ações e projetos exitosos oriundos dos seguintes órgãos estaduais: Control, Sethas, SEEC, Fapern e PMRN. À tarde, a Secretaria de Tributação também expôs trabalhos.
Sob o título “Gestão da Ouvidoria-Geral do Executivo Estadual durante a Pandemia”, o case da Control tratou sobre como manter as atribuições diárias do órgão, além de efetivar as melhorias para as atividades do setor de Ouvidoria junto às entidades,mas respeitando o distanciamento social, recomendado como medida preventiva da Covid.
De acordo com Gicélia Mendonça, que apresentou o trabalho no congresso, uma das metas estabelecidas pela equipe da Control era que todos os órgãos utilizassem o mesmo sistema de ouvidoria, a fim de padronizar os atendimentos aos cidadãos, por meio de termo de adesão junto à União. “Deu certo. Saímos de quatro adesões em março para 43 em novembro, garantido a possibilidade da participação cidadã em um ambiente seguro para o registro das suas manifestações”, celebrou. A servidora também destacou a importância do evento em prol do compartilhamento de ações exitosas na gestão pública: “As experiências compartilhadas permitem a troca de boas práticas e a possibilidade para novas perspectivas tanto no trabalho quanto na vida”.
Programação simultânea
Ainda pela manhã, a programação do 14º Congesp se dividiu simultaneamente em sete salas virtuais para a realização de conferências e mesas-redondas, que trataram de temas inerentes à Gestão Pública, como “Compras Governamentais”, “Inovação”, “Desenvolvimento Local”, “Ética” e “Qualidade de Vida no Trabalho”.
Em uma das salas, foi realizada a palestra “Comunicação e Fake News na Gestão Pública”, ministrada pelo analistas de monitoramento Maurício Klaser e mediada pelo diretor da Escola de Governo, João Emanuel Evangelista. O palestrante discorreu sobre o processo de surgimento e potencialização das notícias falsas, lembrando que ultimamente os conteúdos não oficiais geram mais engajamento do que os oficiais e que seus efeitos podem ser muito prejudiciais à gestão pública.
Na sua apresentação, Klaser falou ainda como é possível combater as fake news no âmbito da gestão pública e explicou as diferenças táticas desse enfrentamento. Segundo ele, sãos as chamadas estratégias convergente, quando é direcionada apenas para desmentir alguma informação, culminando em uma discussão política muitas vezes irrelevante; e divergente, quando busca-se caminhos para deixar o acusador com estigma de estar debatendo o que não interessa para a maior parte da população. “Desmascarar fake news é muito difícil. A gente tem que tentar desviar o debate. Sempre que conseguimos isso, eu noto que temos um resultado mais significativo”, pontuou.
Outros profissionais que participaram desse segundo dia de Congesp foram: os professores doutores da UFRN, Arlete Duarte, ministrando a palestra “Compras na Administração Pública”; e Hironobu Sano, com o tema “Inovação na Gestão Pública”; a professora doutora Lívia Borges, da UFMG, que palestrou sobre “Trabalho e Qualidade de Vida”; o professor doutor da URCA, Francisco do Ó de Lima, que abordou o tema “Gestão Pública e Desenvolvimento Local”; e o professor doutor da USP Leste, Fernando Coelho, proferindo a palestra “Desafios e Perspectivas da Gestão Pública: a dimensão dos controles”. Além desses, as professoras doutoras Sheyla Fontenele, da UERN, e Maria Luiza Tonelli, subsecretária da Semjidh/RN, se apresentaram na mesa-redonda “Gestão Pública, Ética e Conflitos de Interesses”.
Na programação da tarde, foi a vez dos autores de trabalhos que submeteram artigos e estudos científicos no evento fazerem suas apresentações. O congresso conta com mais de cem trabalhos aprovados, que começaram a ser explanados hoje e seguem até amanhã, através de sessões temáticas ou sessão de pôsteres.
O 14º Congesp é uma promoção da Secretaria de Estado da Administração e da Escola de Governo do Rio Grande do Norte. A programação continua nesta quinta-feira (3), com mais exposições de cases de sucesso do Governo do Estado, palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos. Cerca de 1.300 pessoas estão participando do evento virtual.