Os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus modificaram a rotina das pessoas e alterou o andamento de serviços públicos e privados. Nesse cenário, órgãos como o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) conseguiram manter o funcionamento e garantir o atendimento ao cidadão. Agendamentos, prestação virtual de serviços e medidas sanitárias para evitar contágio e preservar a saúde de servidores e público são algumas das ações da da instituição.
Para o retorno seguro dos atendimentos presenciais, retomados em junho, o Detran-MA implementou uma série de medidas preventivas em todas as suas unidades – São Luís, nos Postos Avançados de Atendimento e nas 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). As medidas incluíram barreira acrílica em guichês de atendimento, totens de álcool em gel, cabine de desinfecção, fiscalizações do acesso a prédios do órgão, mutirão de serviços, horários programados para atendimento para evitar aglomerações.
“Todas as medidas estabelecidas preservam os interesses coletivos de vida, a integridade física e saúde pública, garantindo mais segurança aos nossos funcionários e aos usuários dos serviços. As medidas foram aplicadas nas bases do órgão em todo o Estado”, ressalta a diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto. Nos últimos cinco meses, o órgão alcançou 320.188 atendimentos ao público.
Em São Luís, somaram 93.370 atendimentos na sede, bairro Vila Palmeira; 34.433, no Posto Avançado do Calhau; 25.474, no Posto Avançado do Paço do Lumiar; e 13.950, no Posto da BR 135. Nas Ciretrans, a demanda foi maior pelo meio de agendamento. Em Caxias, foram 19.305 agendados; em Santa Inês, 17.990; Pedreiras, 16.299; e Balsas alcançou os 15.446. A modalidade agilizou os atendimentos, melhorou a organização nas unidades e agradou aos usuários.
O êxito nesse atendimento trouxe mais qualidade e agilidade na execução dos serviços, pontuou Larissa Abdalla. “Com o agendamento para os serviços, estamos conseguindo ofertar um atendimento ao usuário com rapidez e organização, com horários programados para a execução dos serviços selecionados. Sempre oferecendo as medidas protetivas para a preservação da saúde dos usuários e dos servidores”, afirma.
Dando continuidade à operação Lei Seca, ações em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) foram intensificadas no período. Em junho, as equipes de Educação para o Trânsito do Detran-MA realizaram abordagens educativas e de conscientização junto a condutores. Em São Luís, somaram 12.901 abordagens a condutores de veículos, 11.803 testes do etilômetro realizados e 386 autos de infração lavrados, de janeiro a novembro.
O Detran-MA participou da Campanha de Vacinação, em sistema drive- thru, imunizando mais de 27,7 mil idosos contra a Influenza e H1N1. O órgão dispõe a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV-e), que pode ser impresso. A versão digital para celulares e tablets pode ser baixada no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Na sede, prédio anexo reformado foi inaugurado com auditório e abriga os setores Arquivo, Patrimônio e Educação para o Trânsito. As Ciretrans de Grajaú e Timon também foram reformadas.
Projetos educativos integram o plano de ação do órgão. Entre eles, o Detran em Ação, que por meio de abordagens busca sensibilizar usuários e servidores sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. Entre estes, o Somos Todos Pedestres, que atua nas principais avenidas sensibilizando motoristas e ciclistas sobre as regras de trânsito. O Se Liga na Via promove blitzen educativas nas principais vias públicas. O Detran Volante promove palestras alertando sobre as normas e condutas seguras no trânsito.