InícioMaranhãoPrograma Mais Cirurgias beneficia pacientes das regiões de Timon e Timbiras

Programa Mais Cirurgias beneficia pacientes das regiões de Timon e Timbiras


Programa ampliado ampliou oferta de cirurgias em diversas especialidades

Mais uma etapa do Programa Mais Cirurgias foi realizada em unidades de saúde do estado do Maranhão. Os procedimentos aconteceram em equipamentos como o Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, e no Hospital Regional de Timbiras, referência em assistência de alta complexidade nas respectivas regiões. O programa, implantado pelo Governo do Estado e executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem ampliado a oferta de cirurgias em diversas especialidades.  

No Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, somente no sábado (28), foram realizadas 20 cirurgias de pele. Os procedimentos seguiram na segunda-feira (30), com a realização de mais 21 cirurgias na área urológica. Na última semana, dez pessoas já haviam sido submetidas à cirurgia de vesícula. 

Um desses pacientes beneficiados foi Antônio Luís de Mesquita, de 81 anos. O deficiente visual foi submetido a uma cirurgia de Ressecção Transuretral de Próstata (RTU). “Estava aguardando o procedimento, tomava remédio, mas passou a não surtir mais efeito. Tivemos que fazer a cirurgia, estava com receio do quadro agravar. Fui atendido muito bem; graças a Deus, o atendimento foi rápido. Obrigado à equipe, obrigado por tudo”, agradeceu o aposentado.

“São tratamentos de alta e média complexidade. O Programa Mais Cirurgias também busca descentralizar as ações no interior do estado, levando mais qualidade na assistência à população. A assistência oferecida na unidade de saúde, através do programa, diminui as chances de complicações e o tempo de internação”, ressaltou o diretor clínico do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, Candilberto Filho. 

Com menos tempo de internação, os procedimentos propiciam que mais pacientes sejam atendidos. Outro ponto positivo, segundo o médico, é que garante uma mobilização maior do hospital e da sociedade na busca da conscientização para a campanha do Novembro Azul, por exemplo, falar sobre a importância para a saúde dos homens. As ações garantem a celeridade da demanda reprimida dos pacientes que necessitam de tratamento cirúrgico de urologia. 

“A pandemia atrapalhou a realização das cirurgias eletivas, mas estamos retomando aos poucos e com todos os cuidados necessários. Buscamos a partir de agora mais agilidade, mais rapidez para atender a demanda reprimida de forma que nossa fila de espera se torne menor. Estamos conseguindo resultados significativos”, comemorou o diretor. 

Timbiras

Ainda dentro do Programa Mais Cirurgia, no último final de semana, no Hospital Regional de Timbiras foram realizados vários procedimentos cirúrgicos, entre eles a frenectomia, procedimento de retirada do freio labial ou lingual, o procedimento é indicado somente para aquelas pessoas que possuem excesso dessa estrutura em uma dessas regiões. A cirurgia pode ser feita tanto na parte inferior quanto superior da boca. 

No sábado (28) e domingo (29), foram realizadas 12 cirurgias na unidade hospitalar, em diversas especialidades nas áreas de cirurgia geral pediátrica (colecistectomia, ninfoplastia, exerese de linfonodo cervical, hernioplastias e frenectomia), obstetrícia (2 cesarianas) e cirurgia geral adulto (colecistectomia, hernioplastia, perineoplastia e exerese de lipomas). 

“O Programa Mais Cirurgias segue a todo vapor no Hospital Regional de Timbiras. Para a próxima semana, teremos cirurgias eletivas (geral e especializada). Nós do HRT, toda a equipe e a população atendida por esse importante programa estamos muito agradecidos por todo o trabalho que vem sendo desenvolvido”, reforçou Antônio de Pádua Costa Braúna, diretor administrativo do Hospital Regional de Timbiras.

Fonte: Governo MA

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA