A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), realizou na manhã desta quinta-feira (26), o segundo encontro referente ao I Ciclo Formativo focado no papel das diretorias regionais de educação na consolidação de ações voltadas para o regime de colaboração com os municípios sergipanos. A formação foi orientada à luz do tema “O regime de colaboração e o fortalecimento da gestão: o papel das regionais”.
O secretário da Seduc, Josué Modesto dos Passos Subrinho, resume o ciclo formativo a um momento de socialização de experiências, sobretudo para a obtenção de inspirações a fim de conhecer modelos, ferramentas e ações de modo a adequá-las à realidade do público no território sergipano. “É significativo buscar estratégias para alcançar os nossos objetivos”, referiu-se à socialização de experiências e ideias.
“Se a alfabetização não acontecer, todo o resto deixa de acontecer. Alfabetizar não é apenas qualificar o sistema pedagógico, mas garantir outros direitos essenciais, como os serviços de Assistência Social”, exemplificou Márcio Brito, secretário executivo de Cooperação com os Municípios, da Secretaria de Educação do Ceará, em apresentação da conjuntura educacional daquele Estado. No papel temático, Márcio discorreu sobre o tema “O regime de colaboração e o fortalecimento da gestão: o papel das regionais”.
Para ele, é necessário adequar a política educacional às necessidades reais do território, o que eleva a responsabilidade das diretorias regionais de educação em dialogar e criar soluções positivas a fim de dar suporte aos gestores dos municípios e das secretarias municipais de educação, bem como a toda a população da região. Márcio também aponta a relação do Estado sob o papel de coordenar as políticas que garantem o acesso a uma educação qualificada ainda nos primeiros anos de idade escolar.
Andrea Dantas, diretora da Ascam, indica a necessidade de dialogar com as equipes das dez diretorias regionais de educação que abrangem todo o território sergipano, porque são elas que dividem a rotina escolar com a comunidade local. Desse modo, os encontros do ciclo formativo visam empoderar não somente as diretorias regionais, mas também as escolas jurisdicionadas. “O I ciclo formativo será encerrado em dezembro, e em 2021 retomaremos essas atividades porque sabemos que as nossas diretorias regionais estarão empoderadas quando esse trabalho for realizado nos 75 municípios”, enfatizou.
Ana Lúcia Lima, diretora do Departamento de Educação da Seduc, também socializou as experiências vivenciadas pelos gestores da Secretaria e das escolas sergipanas nas ações designadas para a oferta de aulas na modalidade remota. Aproveitou a ocasião também para conhecer detalhes na tomada de decisões na perspectiva de prevenir prejuízos maiores na trajetória escolar de crianças e adolescentes. Já para Gilvânia Guimarães, gestora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), a educação estadual busca autonomia e decisões mais comprometidas com a educação. “Nos inspira muito esse encontro”, disse, parabenizando pela contribuição ofertada pelo colega.
Na sequência, Afonso Jampierry, coordenador da Coordenadoria Regional (CREDE 8), da Secretaria de Educação do Ceará, compartilhou experiências a respeito do tema “O trabalho da regional e a relação com a Seduc e os municípios”. O momento foi reservado para a demonstração do organograma da Regional, bem como do sistema de governança desempenhado pela Secretaria de Educação do Ceará. Assim, Jampierry apresentou como funcionam e são ofertados os serviços de educação em termos de parcerias, programas, rotinas pedagógicas, formação, processo de implementação etc. “Para nós o que é levada em consideração é a política de colaboração da educação que é ofertada para as cidades”, concluiu.
Por fim, Eliane Maciel, coordenadora da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios, da Secretaria de Educação do Ceará, ministrou a oficina com o tema “Roteiro para elaboração da agenda da Ascam”, com foco no regime de colaboração com os municípios. A equipe obteve orientação de planejamento a fim de criar junto às secretarias municipais de educação na perspectiva de fomentar atividades de acompanhamento. Todo esse percurso passa por avaliação diagnóstica, ações pedagógicas e operacionais para conceber um plano de ação a ser aplicado pelas unidades escolares.
“A gente faz a observação de infraestrutura, olha a ambiência da escola e na sala de aula, fazemos o diagnóstico de leitura do aluno, devolutiva ao diretor, coordenador e professores; devolutiva ao secretário e equipe municipal; entrega de relatório e plano de ação”, enfatizou Eliane Maciel.
A Ascam dará continuidade ao I ciclo formativo na próxima quinta-feira, 3, com a participação dos professores Herbert Lima, secretário de educação de Sobral; e Afonso Jampierry, coordenador da Coordenadoria Regional (CREDE 8).