Tramita na Casa de Leis goiana o projeto nº 5047/20, de autoria do deputado Amilton Filho (SD), que cria o Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural em Goiás. A intenção é beneficiar jovens empreendedores entre 16 e 29 anos de idade, que atuem no meio rural e que possuam baixa renda familiar.
Os princípios do programa são: a elevação da escolaridade do jovem empreendedor do campo; a capacitação e formação mediante a difusão do conhecimento tecnológico e das inovações voltadas para o meio rural; o desenvolvimento sustentável; o respeito às diversidades regionais e locais.
Também compreendem princípios do Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural: a cooperação entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade, com fim específico de estimular as iniciativas e a promoção do acesso ao crédito rural do jovem empreendedor do campo.
“O objetivo é capacitar os jovens para que sejam líderes empreendedores, estimular o negócio cooperativo e possibilitar o acesso ao crédito orientado para que possam transformar pequenas propriedades familiares em unidades produtivas e competitivas, permitindo o exercício de protagonismo estratégico aos interesses do nosso estado e ao futuro de suas famílias e das comunidades a que pertencem”, justificou o Amilton Filho.
A proposta foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para devida análise.