InícioPOLÍTICA GODicas de segurança na internet

Dicas de segurança na internet


Por mais que a internet seja um lugar com muitas diversões e distrações, ela também reserva muitos perigos. Nessa perspectiva, alguns cuidados precisam ser tomados para que pessoas mal-intencionadas não causem algum tipo de prejuízo. Com algumas precauções simples, esses danos podem ser evitados. Reunimos, nessa matéria especial, algumas sugestões para que, ao utilizar a internet, o usuário consiga se proteger de programas de computadores considerados nocivos.  

Ao baixar um arquivo ou um software (programa) observe, durante a instalação, quais caixas com frases informativas estão ou não marcadas. Cuidado com pedido de “acesso ao Facebook“, “arquivos pessoais” ou algo semelhante, tais como pedido para instalação de extensões ou de novos buscadores. Navegadores desconhecidos também podem conter material potencialmente perigoso, capturando dados dos sites que estão sendo acessados.

E-mail

Essa é uma das instruções de segurança mais antigas, mas mesmo assim, o e-mail ainda é uma das principais formas de disseminação de malwares. Software nocivo, o malware é um programa de computador destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio, de forma ilícita.

Tome cuidado ao receber mensagens que pedem para abrir o arquivo anexado (alegando se tratar de uma foto comprometedora, por exemplo), mesmo no caso de o e-mail ter vindo de algum conhecido. Para aumentar a sua segurança, caso queira ver o conteúdo do arquivo anexo, existe a possibilidade de verificá-lo com um antimalware, antes de abri-lo, mesmo quando estiver esperando recebê-lo.

Redes sociais

Redes sociais como o Facebook e o WhatsApp são alvos constantes de golpes. Tome cuidado com links para vídeos, lojas ou promoções, mesmo que seja conteúdo de alguém conhecido. Mande uma mensagem para confirmar se o autor da postagem realmente escreveu o texto, pois do contrário, o perfil dele pode estar “infectado” por algum malware, ou algo do tipo.

Sites duvidosos

Muitos sites contêm em suas páginas scripts capazes de explorar falhas do navegador de internet. Outros não possuem scripts, mas tentam convencer o usuário a clicar em um link perigoso, a fazer cadastro em um serviço suspeito, e assim por diante.

É relativamente fácil identificar esses sites, por meio da temática deles, a qual costuma ser, por exemplo, muito apelativa. Esses sites também têm o costume de explorar conteúdo erótico, hacker ou de jogos de aposta; e ainda, abrir, automaticamente, várias páginas ou janelas com banners.

Antivírus

Tenha sempre em seus dispositivos, incluindo celulares, um bom antivírus ativado e um programa antimalware, que é ideal para limpar arquivos temporários e possíveis links maliciosos. 

Deixe sempre ativado os filtros de Firewall e, também, marcada a caixa “Proteger você e seu dispositivo de sites perigosos” na extensão do seu navegador. Assim, quando for acessar um site que possa apresentar riscos, o próprio navegador vai dispor de uma caixa de mensagem alertando que aquele site é impróprio ou apresenta conteúdo malicioso.

 

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA