Museu da Cultura Cearense traz o poeta e articulador cultural Talles Azigon para ministrar aulas sobre movimentos da periferia de Fortaleza que propõem a criação de narrativas como ferramenta de emancipação
Ainda em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20 de novembro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense, realizará a oficina virtual “Leitura de mundo: A mediação e a literatura para construir sentidos”, com o poeta e curador literário Talles Azigon. Com inscrições abertas até as 12h desta terça (24), a oficina acontecerá de 24 a 26 de novembro, em plataforma fechada para inscritos. Interessados poderão efetuar inscrição gratuita no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) e no link bit.ly/oficinaleiturademundo.
Com ênfase no papel social de movimentos da periferia de Fortaleza que propõem a criação de narrativas como ferramenta de emancipação. A atividade é voltada para espaços e profissionais que podem utilizar essa metodologia como ferramenta de trabalho. Os inscritos com participação confirmada receberão certificado.
Através de rodas virtuais de conversa, a formação visa promover uma reflexão sobre os conceitos de mediação, mediação de leitura, leitura e literatura, o percurso terá como objetivo sensibilizar educadores, arte-educadores, educadores sociais, leitores, professores e público em geral para traçar práticas de leitura em ambientes de leituras, incluindo museus, bibliotecas, espaços coletivos e espaços educativos.
Em três encontros de 2 horas cada, o ministrante discutirá: Dia 1: O que é construir um significado? Conceitos e problematização dos conceitos de leitura e literatura. Dia 2: Como construir o significado? Conceito e problematização dos conceitos de mediação e mediação de leituras. Dia 3: Construir a prática. Como a Livro Livre Curió constrói suas práticas de leitura.
Sobre o ministrante
Talles Azigon (Poeta, Produtor Cultural, Editor, Mediador de Leitura, Curador de Eventos Literários e Contador de Histórias. Foi um dos fundadores da Editora Substânsia, editora cearense independente com mais de 45 títulos publicados. Criador da Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária, pesquisa Poesia, Literatura e Leitura).
Serviço
Oficina virtual “Leitura de mundo: A mediação e a literatura para construir sentidos”
Período: de 24 a 26 de novembro
Duração: 2h por dia / 6 h/a
Horário: 15h às 17h
Local: Plataforma fechada (Google Meets) – link enviado por e-mail
Inscrições: Até as 12h do dia 24 de novembro, via formulário virtual bit.ly/oficinaleiturademundo
Vagas: 20 participantes
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito