Durante vistoria no HGR (Hospital Geral de Roraima), na manhã deste domingo, 22, ficou definido pelo secretário da Saúde, Marcelo Lopes, que será realizada a readequação da estrutura física do Bloco D para ampliação de mais dez leitos de UTI e de enfermaria. A previsão é que o trabalho seja concluído até o final da próxima semana.
“Com a inauguração do Bloco B, não temos leitos externos e, por isso, já estamos trabalhando para que o Bloco D seja readequado e, conforme o Plano de Contingência, esteja disponível para atender a futura demanda gerada pela pandemia da COVID-19, caso haja a necessidade. No espaço, teremos dez novos leitos de UTI, além de leitos de enfermaria que serão em torno de 30”, afirmou Marcelo Lopes.
Somado a isso, conforme o secretário, com a proximidade do mês de dezembro, é preciso acelerar as medidas para que haja condições de atender também as demandas comuns em época de fim de ano.
“Nossa meta é, até o final do ano, habilitar o Bloco D, com toda a equipe funcionando, preparados para atender as demandas do mês de dezembro, em que temos um período de festas. Assim, garantiremos tranquilidade aos pacientes da capital e do interior do Estado. Estamos nos antecipando para ter a estrutura pronta e atender a demanda que surgir. Este planejamento é fundamental para que o trabalho seja executado de forma organizada, célere e eficiente”, ressaltou.
Secretário destaca avaliação permanente das ações para melhorar a prestação dos serviços
Marcelo Lopes ressaltou que é necessário acompanhar o trabalho que está sendo feito e manter de forma contínua a avaliação, somar esforços e discutir de maneira conjunta o que pode ser efetivado para garantir a assistência necessária aos pacientes atendidos nas unidades de saúde da rede pública estadual.
Segundo ele, todo o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, tem o objetivo de prestar um serviço digno e de qualidade para a população. Esta avaliação permanente das ações de gestão e o planejamento necessário para a definição de medidas estratégicas, visam atender as demandas nas unidades hospitalares e proporcionar a melhoria dos serviços ofertados.
Na visita realizada hoje, Marcelo Lopes estava acompanhado das equipes de epidemiologia, técnica e de engenharia.
O secretário, além de anunciar a ampliação da estrutura de atendimento, fez também o monitoramento das ações efetuadas dentro do HGR, em relação ao Plano de Contingência criado para o enfrentamento da pandemia.
“Passamos pelo Bloco B, que está funcionando 100% para o atendimento de pacientes acometidos pela COVID-19, verificamos as questões técnicas e conversamos com pacientes e familiares para entender também como está sendo realizado o tratamento. Com muita satisfação, recebi informações de praticamente todos com quem conversei sobre a excelência do atendimento que está sendo prestado pelos profissionais que integram a equipe multidisciplinar do HGR”, afirmou.