A análise de solos é uma etapa essencial para o sucesso na implantação de qualquer cultura. Pensando nisso e com o objetivo de contribuir com subsídios técnicos para o desenvolvimento das atividades no campo. a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) publica o Documento 50 com o título “Análises de Solos: Coleta de amostras, determinações e interpretação de resultados”.
Com linguagem simples e direta, produtores rurais, pesquisadores, extensionistas, e estudantes podem contar com orientações e informações atualizadas sobre as diversas metodologias aplicadas à amostragem de solo agrícola e suas interpretações, adubação, bem como tabelas analíticas e outros temas relacionados.
“O ano de 2020 é um ano marcado por profundas alterações nas relações sociais, econômicas e políticas, decorrente da pandemia, provocada pelo vírus Covid-19. Mesmo diante de um ano atípico a EMPARN vem demonstrando sua importância e contribuindo grandemente para a agropecuária norteriograndense”, comentou o diretor presidente, Rodrigo Oliveira Maranhão.
O Documento 50 é fruto de pesquisas e da prática de interpretação das análises de solos e recomendações para adubações realizadas por José Araújo Dantas, pesquisador da EMPARN, Doutor em Solos, ao longo da sua carreira profissional. “Esse documento é um complemento ao Documento 46 da EMPARN que trata das indicações de adubação de culturas em solos do Rio Grande do Norte”, disse Dantas.
Para acessar o documento completo acesse o site emparn.rn.gov.br, clica em Publicações, em seguida Documentos ou copia e cola no seu navegador o link aqui.