O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) participa do Novembro Azul, campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ações voltadas para visitantes e colaboradores da unidade do Governo de Goiás. A programação inclui, entre outras ações, a iluminação da fachada do prédio na cor da campanha, decoração temática nos corredores e recepções.
“O paciente do sexo masculino possui uma certa dificuldade de busca ao acesso à saúde. Isso ocorre principalmente por aspectos culturais e, especificamente em relação à prevenção do câncer de próstata, existe um preconceito com o exame de toque retal, que gera constrangimento na população masculina”, observa o supervisor médico da Urologia do Hugol, Bernardo Barreira.
O médico ainda alerta que o câncer de próstata é uma doença silenciosa que necessita de um diagnóstico precoce para ser tratada com maior chance de sucesso. “O exame de toque retal é uma importante ferramenta para auxiliar nesse diagnóstico”, orienta o supervisor da Urologia do Hugol.
Apesar de o atendimento no hospital não ser voltado para o tratamento do câncer, o hospital recebe um alto número de visitantes e dispõe de colaboradores que se encaixam no perfil do público-alvo da campanha, que ocorre neste mês, devido ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17. Por isso, a realização de ações em alusão ao tema são necessárias e compõem o calendário fixo de educação em saúde do Hugol.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, com uma estimativa de mais de 65 mil novos casos no ano de 2020, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (fotos)/Agir