A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Fórum Estadual de Educação de Sergipe (FEE/SE), continua com o ciclo de webinários sobre os Planos de Educação Nacional, Estadual e Municipais, considerando a importância sobre a continuidade do pensar/repensar de metas e estratégias, com o intuito de promover reflexões que colaborem com o aprimoramento e execução do documento.
O Ciclo de Webinários “Planos de Educação: desafios e perspectivas” terá sua quarta live nesta quarta-feira, 11, às 16h, contando com os (as) professores (as) Francisco Herbert Lima Vasconcelos (UFC) e Lilia Asuca Sumiya (UFRN), com apresentação do tema: “Alfabetização: como escolas, cidades e Estados podem atuar em conjunto?”. A mediação será feita pela professora Andréa Lima Dantas Barbosa (Seduc/SE).
A atividade é livre, e o público-alvo serão professores, técnicos educacionais, gestores, educadores, pais, alunos e comunidade em geral. Será disponibilizado um formulário de inscrição na descrição de cada live no YouTube, e aquele que assistir a até quatro webinários terá direito a certificado de 20h. Os participantes receberão um formulário a preencher com questões sobre a temática abordada em cada webinar.
De acordo com o coordenador do Fórum, Jonas Matos, o objetivo é potencializar o debate sobre os desafios e as perspectivas do cenário educacional a partir de temáticas previstas em metas que integram o Plano Nacional e Estadual de Educação de Sergipe.
O ciclo iniciou no dia 21 de outubro e conta com seis webinários transmitidos pelo canal do YouTube Educação Sergipe, com duração de uma hora e trinta minutos cada.
Plano Nacional de Educação
O Plano Nacional de Educação (PNE) é um documento instituído por lei que estabelece diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de um decênio. O PNE em vigência foi aprovado em 2014, após tramitar no Congresso Nacional por quatro anos e conta com 20 metas a serem alcançadas até 2024.
De forma correspondente, foram sancionados em Sergipe o Plano Estadual de Educação e os Planos Municipais de Educação. Estes documentos apresentam metas em comum, sendo a ampliação do acesso à educação uma das mais importantes. Além dessas temáticas, outros pontos estão presentes nesses documentos e ensejam a atenção dos atores sociais, tais como garantia da qualidade; alfabetização; ensino médio; ensino profissionalizante; e formação de professores.