O Governo do Rio Grande do Norte vai promover, no dia 12 de dezembro, o 1º Fórum de Inclusão para o município de Currais Novos, no Seridó. O objetivo é reunir servidores públicos e comunidade para debater políticas públicas e propostas de ações inclusivas na região com foco na capacitação. A realização é da Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN).
Em virtude da pandemia da Covid-19, o fórum, que estava agendado para acontecer presencialmente no mês de março, teve que ser suspenso e repensada a forma de sua execução. Agora, vai ser realizado no formato virtual por meio de sistema de videoconferência.
O evento faz parte de uma estratégia de implementação do programa de ações da EGRN dentro do Plano RN Inclusivo, lançado em 2019 e cuja finalidade é ampliar o aperfeiçoamento profissional e a consciência social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente, justa e igualitária. Inicialmente, está sendo proposto como projeto piloto para Currais Novos, mas a expectativa é que outros municípios também sejam atendidos.
O Fórum de Inclusão tem o objetivo de criar um canal de diálogo com a população local e, assim, formular uma pauta de atuação conjunta com a sociedade. A expectativa do Executivo estadual é que participem gestores e servidores públicos de todas as esferas, representantes e membros de associações, de sindicatos e de instituições culturais, além da comunidade local.
As inscrições já tinham sido abertas no primeiro semestre e, por isso, as pessoas que já se inscreveram anteriormente apenas precisam confirmar a sua participação, não havendo necessidade de se inscrever novamente. No entanto, as inscrições estão abertas àqueles que queiram fazer parte do evento. Os interessados podem se inscrever por meio do site www.rninclusivo.rn.gov.br, onde também será disponibilizado o link para acesso ao evento virtual.
Todos os participantes ganharão certificação pelo RN Inclusivo/Escola de Governo.
Programação
A programação será realizada das 8h55 às 12h e conta com vários momentos; a princípio com a apresentação do RN Inclusivo e da EGRN, visando explicar aos participantes o motivo do fórum. Também serão realizados os seminários digitais sobre “Premissas da cidadania ativa e desenvolvimento regional”, pelo diretor da Escola de Governo, professor João Emanuel Evangelista; e “Perspectiva teórico-prática sobre o desenvolvimento local”, sob responsabilidade do diretor da 9ª Direc (Diretoria Regional de Educação e Cultura) – Currais Novos, professor Agnaldo Cassiano de Brito.
Na segunda parte do evento, os participantes serão divididos em grupos focais para debaterem sobre as demandas de capacitação dos cidadãos de forma relacionada com os cinco focos do RN Inclusivo, quais sejam: 1) inclusão pela saúde, segurança e valorização humano-profissional; 2) inclusão pela educação, pelo esporte e lazer, pela cultura e pela identidade local; 3) inclusão pelos direitos e cidadania ativa; 4) inclusão pelo desenvolvimento local; e 5) inclusão pela gestão participativa e integrada.
Serviço:
1º Fórum de Inclusão – edição Currais Novos
Data: 12/12/2020
Horário: 8h55 às 12h
Formato: virtual por videoconferência
Inscrições em www.rninclusivo.rn.gov.br