InícioAmapáDiesel disponibilizado pelo Estado garantiu atendimento a pacientes durante apagão

Diesel disponibilizado pelo Estado garantiu atendimento a pacientes durante apagão


Nas primeiras 48 horas do apagão, o Governo do Amapá disponibilizou mais de 20 mil litros de óleo diesel para o abastecimento de geradores das unidades estaduais de saúde da capital e de Santana. A medida garantiu o fornecimento de energia elétrica imediata e assegurou a continuidade do atendimento e a assistência em saúde aos pacientes.

Desde o início do apagão, os geradores foram acionados automaticamente e mantiveram o funcionamento dos setores de maior urgência. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) montou um cronograma de apoio logístico às unidades com grupos de sobreaviso para o abastecimento dos geradores a cada quatro horas.

Na quinta-feira, 05, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) passou a atender as unidades estaduais de saúde da capital e Santana, com energia 24 horas, de uma carga fornecida pela Usina de Coaracy Nunes. Os geradores permanecem abastecidos – como de costume – para o atendimento se houver necessidade.

“Nossa estratégia transcorreu como esperávamos. Claro que teve necessidade de adaptação, mas sem comprometer o atendimento e a oferta dos serviços. O trabalho continua, também estamos com outras frentes, nos demais municípios para o monitoramento das necessidades de cada uma das nossas unidades no interior”, reforçou o secretário adjunto de Gestão e Planejamento, Luciano Casali. 

Com relação as Unidades Mista de Saúde (UMS), localizadas em alguns municípios do interior, Casali informou, que houve uma missão conjunta com a Defesa Civil Estadual, para levantar as necessidades atuais. Além disso, todas as UMS estão abastecidas com diesel para o devido suporte na transferência de pacientes que necessitarem de atendimento especializado.

Os hospitais e unidades atendidas com fornecimento de óleo diesel foram: Hospitais da Criança e do Adolescente (HCA), de Clínicas Alberto Lima (Hcal), da Mulher Mãe luzia (HMML), de Emergência (HE), Estadual de Santana (HES), Centro Covid HU, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, Nefrologia, Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF), Unidade Mista de Mazagão. Também foram abastecidas a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Coordenadoria de Abastecimento e Distribuição de Imunobiológicos (Cadi) e Laboratório Central (Lacen).

Fonte: Governo AP

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA