Uma equipe do Batalhão Ambiental em Ribeirão Cascalheira (a 900 km de Cuiabá) identificou na terça-feira (27.10) uma área sendo devastada na zona rural da cidade. A ação contou com a participação de agentes do Batalhão de Trânsito e da Cavalaria.
A denúncia descrevia que a área fazia parte de uma pousada. No local, os policiais confirmaram o desmatamento por meio da plataforma Planet junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Na área estavam três tratores esteiras e um correntão de 41 metros. Um dos tratores estava em uma área já embargada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por irregularidade.
Na sede da pousada, a equipe foi recebida pela esposa do caseiro. Ela não acrescentou nenhuma informação sobre a localização do proprietário. Em contato com o dono do maquinário, ele alegou que não mora em Mato Grosso, mas tomou ciência que os veículos foram apreendidos.
Foram emitidos auto de infração e termos de embargo, apreensão e depósito.
Serviço
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, pelo 190 ou, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.