Em audiência pública remota, a Câmara Legislativa do Distrito Federal discutiu saúde bucal na noite desta segunda-feira (26), data nacional dedicada ao tema. Na oportunidade, quando também se celebra o Dia do Odontólogo, a Casa homenageou os cirurgiões-dentistas. É preciso reconhecer o papel fundamental desta atividade e lutar pela sua acessibilidade para a população, destacou a autora da homenagem, deputada Arlete Sampaio (PT), ao lembrar que houve ampliação do número de odontólogos em atendimento na rede pública e a inclusão da saúde bucal no programa Saúde em Casa à época do governo do PT.
A importância da “reconstrução” do Sistema Único de Saúde (SUS) foi enfatizada pela representante da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-DF), Luciana Bezerra. Também da ABO, Marcelo Mota agradeceu a homenagem em nome da categoria, que ultrapassa oito mil profissionais no DF, e relatou acompanhar, pela TV Web CLDF, a atuação dos parlamentares na área da saúde.
Pandemia
Segundo o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-DF), Marco Antônio dos Santos, a pandemia mudou a rotina dos profissionais do DF, que aprimoraram seus protocolos de segurança dada à suscetibilidade de contaminação a que estão submetidos. Santos frisou que medidas de higiene bucal ajudam a prevenir a propagação do coronavírus e citou o trabalho dos dentistas que integram equipes multidisciplinares atuantes nas UTI dedicadas aos pacientes com Covid-19.
Também a presidente do Sindicato dos Odontólogos do DF, Jeovânia Rodrigues, elogiou os profissionais da odontologia que trabalham na linha de frente da pandemia, sendo que o sindicato os homenageou por meio de um vídeo transmitido durante o encontro. Ela estendeu a homenagem deste dia aos técnicos, protéticos e demais profissionais da saúde bucal. Rodrigues, que também é presidente do Conselho de Saúde do DF, disse que muitos profissionais precisaram se “reiventar porque sofreram os impactos econômicos” do período.
Já o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Reinaldo Maia, lembrou que a luta pela saúde bucal é diária. Ele considerou que seu pai, Reinaldo Francisco, um dos homenageados no evento, protético e dentista, representa a profissão por ser exemplo de ética e responsabilidade. Também foram homenageados com menção honrosa os cirurgiões-dentistas José Ribamar Azevedo, Érica Negrini Lia, Helmer Lopes, e. post mortem, Ronan Andrade, . O econtro remoto foi transmitido ao vivo pela TV Web CLDF e pelo Canal da Casa no Youtube.
Franci Moraes
Imagem: Reprodução TV Web CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa