InícioRIO GRANDE DO SULParceria com Sebrae garante cursos de empreendedorismo para jovens do POD

Parceria com Sebrae garante cursos de empreendedorismo para jovens do POD


Os jovens dos seis Centros da Juventude (CJs) do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) receberão cursos de empreendedorismo devido a uma parceria entre o Sebrae/RS, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). Na quarta-feira (21/10), as entidades assinaram o convênio, que implementará ações de desenvolvimento de competências empreendedoras por meio de cursos e oficinas não apenas nos CJs, mas também nos 13 Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases).

Na Fase, até o fim de 2021, os jovens serão capacitados nas oficinas Jovem Empreendedor no Campo e Crescendo e Empreendendo. As unidades de Uruguaiana e Santo Ângelo já têm iniciativas de capacitação do jovem. O projeto também será focado no desenvolvimento da capacitação de professores das escolas estaduais inseridas nos Cases e de trabalhadores públicos (presencial ou EAD), visando a execução de oficinas com os jovens atendidos pelas unidades.

“Seremos agentes de transformação da realidade desses jovens. Ter o Sebrae como parceiro é realmente estar ao lado de quem faz a diferença. A realidade social muda com a educação. Quando alguém é excluído por preconceito, o problema social e econômico é agravado. Na medida em que a gente educa, formamos, despertamos criatividade, geramos oportunidades e abrimos espaço para aquilo que o Sebrae faz de melhor”, afirma o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild.

O convênio vigora até dezembro de 2021. No início, serão beneficiados 477 jovens da Fase e 60 alunos do POD. “Nossa expectativa é tornar a capacitação destes jovens empreendedores uma rotina dentro das unidades, como algo contínuo e sistemático, considerando as características de cada uma delas”, diz o presidente da Fase, Antônio Carlos Rocha Almeida.

Até dezembro de 2020, duas Jornadas Empreendedoras ocorrerão no POD, compostas por seis oficinas nas temáticas Empreendedorismo, Competências para o Futuro, Comunicação e Relações Humanas. Serão turmas-piloto a fim de replicar a iniciativa para mais jovens do programa até o final do convênio.

“Quem educa, liberta. Por isso o termo de cooperação vai capacitar não só os jovens, mas também professores e trabalhadores que estarão envolvidos com a iniciativa. Esse aforismo se adequa ao convênio porque estamos tratando sobretudo com jovens de vulnerabilidade social, em situações desfavoráveis. A nossa missão é mostrar que nada é impossível e que o possível é uma construção”, ressalta o diretor superintendente do Sebrae/RS, André Vanoni de Godoy.

Texto: Ascom SJCDH
Edição: Secom

Fonte: Governo RS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA