A equipe destaque da semana integra o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTRAN), especificamente, o Batalhão de Trânsito (BPTRAN) e é formada pela equipe alfa, composta pelos soldados Thiago Dias, Garsez, Ana Salazar, Marcos Neto, Cipriano, Fernandes, Barbosa e Harrison, além do sargento Lindomar e o comandante da equipe, sargento George Gomes. O Grupamento de Operações de Trânsito (GOT) é uma Unidade Operacional que trabalha na área urbana e nas vias do Distrito Federal.
A principal missão do GOT é intensificar o policiamento em locais onde apresentam elevados índices de criminalidade, com relevância em infrações e crimes de trânsito voltados, em especial, na coibição do uso de álcool por condutores. Também atua em diversas missões existente da Unidade, como por exemplo, nas manifestações. Além de apoiar demais equipes de policiamento de trânsito urbano em situações de desordem. Nos patrulhamentos operacionais de trânsito, os crimes mais comuns atendidos pela equipe são relacionados a porte ilegal de arma de fogo, roubo e furtos de veículos, tráfico de drogas e embriaguez ao volante.
Os dados estatísticos apontam que durante o ano de 2020 até o final de setembro, a equipe aplicou cerca de 4 mil notificações, dentre estas, 640 foram de pessoas flagradas após ingerirem bebida alcoólica. Os dados apresentam alta produtividade nos atendimentos de ocorrências, com 30 flagrantes, a maioria deles por alcoolemia, além de 3 armas de fogo apreendida e 4 veículos recuperados.
Em uma das ocorrências atendidas, a equipe recuperou em menos de duas horas um veículo que havia sido roubado, inclusive antes mesmo do proprietário registrar o boletim de ocorrência. Nesta ocorrência uma pessoa foi presa e uma arma de fogo apreendida.
Em outra ação, os policiais recuperaram uma moto que havia sido roubada há anos. Uma pessoa foi presa. Em outra ocasião, num ponto de bloqueio na cidade de São Sebastião, 85 pessoas foram flagradas após ingerirem bebida alcoólica e dirigirem. 2 pessoas foram presas em flagrante.
Segundo o sargento George Gomes, o diferencial da equipe se deve à combinação da experiência de policiais antigos, com novos os impulsos inovadores de policiais jovens que ingressaram na corporação do Curso de Formação de Praças 6. “Tudo isso, aliado à especialização e ao entrosamento da equipe que visa garantir a paz no trânsito. Agradecemos também ao comandante do batalhão, tenente-coronel André Caldas por fornecer estrutura e condições de trabalho para o empenho permanente da equipe nas ruas do DF”, afirma o policial militar.