A importância do uso de máscaras na prevenção à covid-19 é o tema da campanha Saúde na Real, que está nas redes sociais da Alego

0
314
Campanha Saúde na Real


Muito tem se falado sobre o uso da máscara facial como forma de ajudar evitar a contaminação pelo novo coronavírus. E este é o tema dessa semana da campanha Saúde na Real, desenvolvida nas redes sociais da Alego.

A própria Organização Mundial de Saúde passou a recomendar, desde o mês de maio, o uso do acessório nas estratégias de prevenção à doença. Essa orientação foi embasada em uma pesquisa que identificou 172 estudos em 16 países e seis continentes, com mais de 25 mil pacientes. Esses levantamentos mostraram, entre outras conclusões, que para os profissionais de saúde, as máscaras N95 são melhores para a proteção do que as cirúrgicas. Para o público em geral, as evidências são de que o distanciamento físico superior a 1 metro é altamente eficaz e que as máscaras faciais, cirúrgica ou de algodão de múltiplas camadas, melhoram a proteção. 

A postagem informa que o uso de máscara é obrigatório, mas é preciso fazer mais do que isso para evitar a transmissão e a contaminação pelo coronavírus. Lavar as mãos com frequência, usar álcool gel e evitar aglomerações também são práticas essenciais. E cita ainda um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine que concluiu que o uso correto de máscara pode diminuir a carga viral da Covid-19, o que reduz as chances de uma pessoa pegar o vírus e, caso pegue, de desenvolver formas mais graves da doença.

Mas para que a máscara tenha eficiência é necessário usá-la da forma correta: é preciso que o acessório esteja bem ajustado ao rosto. Estudos também mostram que, caso tenha qualquer tipo de folga entre a máscara e a face, perde-se a eficácia em aproximadamente 60% . Se houver falha, é como se você não estivesse usando máscara. E nada de usar a máscara no queixo, no pescoço ou na cabeça. Não faz o menor sentido.  Além disso, é necessário trocar o acessório a cada 3 horas ou quando ele ficar úmido. E por último, cuidado na hora da higienização: deixar de molho por, no mínimo 15 minutos, em água com sabão, esfregar e colocar para secar.

Por último é bom lembrar também que apesar do número de casos e de mortes por coronavírus no Brasil estar em queda, a pandemia continua e enquanto não houver vacina, o melhor a se fazer é tomar todos os cuidados para não contrair o vírus. Então se puder, fique em casa e se precisar sair, use a máscara. Ah! E não deixe de acompanhar as dicas da campanha Saúde na Real, no Facebook, Instagram e Twitter da Alego.