Na tarde desta quinta-feira (8), policiais civis da 4ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Fraudes contra Seguros e Afins do Deic prenderam uma quadrilha, no Sacomã, que invadia o sistema bancário para subtração de altos valores.
Um correntista foi identificado pelo Departamento de Fraudes da Instituição, que alertou a Polícia Civil sobre sua suspeita. Imediatamente uma equipe foi designada para investigação, que demostrou que no último dia 5 houve uma invasão na rede do banco via dispositivo, permitindo ao hacker acesso a uma conta transitória do banco, voltada para empréstimos, créditos e demais serviços similares; a conta acabou utilizada para fazer alguns créditos de confiança em contas espalhadas pelo Brasil; uma das contas era de titularidade do suspeito, que recebeu a quantia de R$ 49 mil.
Ele realizou transações e saques, inclusive em moeda estrangeira, até que a fraude foi identificada e sua conta foi bloqueada. Ele tentou o desbloqueio numa agência e lá foi detido pelos investigadores.
Durante a abordagem, o suspeito confessou que havia recebido tal quantia em sua conta, mas que ele não sabia do que se tratava, alegando tê-la emprestado a um amigo.
Esse amigo e outros dois homens foram identificados e presos, confessando a prática criminosa.
A quadrilha é investigadas em outras fraudes no Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
Os quatro permanecem à disposição da Justiça e responderão pelos crimes de associação criminosa, invasão de dispositivo informático e furto qualificado.