InícioRIO DE JANEIRO#EspecialPersonagens: trabalhadores encontraram novas oportunidades durante a crise

#EspecialPersonagens: trabalhadores encontraram novas oportunidades durante a crise


#EspecialPersonagens: trabalhadores encontraram novas oportunidades durante a crise

29 de setembro de 2020

 

Por Júlia de Brito

 

As tentativas de emprego sem sucesso não deixaram que Raquel dos Santos Silva, de 30 anos, desanimasse. A estudante do último período de Administração de Empresas se inscreveu no Sistema Nacional de Emprego (Sine), e com o suporte da Secretaria estadual de Trabalho e Renda (Setrab), conseguiu uma vaga em uma rede de lojas de vestuário. O emprego veio em boa hora, um ano difícil por conta da crise gerada pela Covid-19. A moça agora quer aproveitar a oportunidade para crescer dentro da nova empresa.

 

– Um ano triste pelas mortes ocasionadas pelo coronavírus, mas também um ano de recomeço para mim e outras pessoas. Cheguei a fazer algumas entrevistas de emprego, mas sem sucesso. Já estava chegando ao ponto de ficar sem saber o que fazer – contou Raquel, que antes trabalhava como caixa em um supermercado.

 

Secretaria de Trabalho e Renda administra Sistema Nacional de Emprego no estado do Rio

 

No Estado do Rio, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) é administrado pela Secretaria de Trabalho e Renda. Apesar da retração econômica causada pelas medidas de isolamento social no combate à disseminação da Covid-19, foram oferecidas 5.788 vagas entre 15 de março e 21 de setembro deste ano. Ao realizar a intermediação de mão de obra, 1.259 pessoas foram encaminhadas para entrevistas de emprego e tiveram êxito na sua busca e conquistaram uma vaga.

 

A oportunidade de emprego chegou em boa hora para Bruno Gadelha. Durante oito meses, o rapaz, de 25 anos, ficou desempregado. Desiludido pelas dificuldades enfrentadas, sobretudo no início da pandemia, ele se inscreveu no Banco de vagas do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

 

–  O emprego não podia ter chegado em hora melhor. Considero uma oportunidade de ouro. Passei por muitas dificuldades, mas agora estou conseguindo pagar as contas e dívidas – comemorou.

 

Após cinco meses de desemprego, Oziel Rodrigues de Lima, de 45 anos, também conseguiu uma recolocação no mercado com o suporte da Secretaria de Trabalho e Renda. A vaga de estoquista trouxe um pouco mais de tranquilidade ao profissional que é o responsável pelo sustento do filho que acaba de completar 18 anos.

 

– Antes trabalhava como segurança de mercado. Com a pandemia, perdi o emprego porque na empresa dispensou todos os novatos. Mas graças a Deus consegui essa vaga – disse.

 

Fonte: Governo RJ

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA