Desde as 7h da manhã deste domingo (27), 40 servidores terceirizados do Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU), atuam na Prainha, na orla da Ponte JK, Concha Acústica, Parinha do Lago Norte, Deck Sul e Deck Norte, Esplanada e Parque da Cidade. No fim da tarde, quando os visitantes e turistas vão embora, as equipes retornam a esses pontos para uma última limpeza.
Nesses locais, a varreção e a catação eram realizadas somente em um turno. Mas com um ajuste no contrato, as áreas ganharam um segundo turno a partir das 18 horas aos domingos.
Para reforçar a manutenção, a empresa que presta serviço para o SLU, no Plano Piloto, doou 82 lixeiras simples, até que as definitivas sejam instaladas. Oito contêineres também serão distribuídos.
“Estamos constantemente buscando formas de melhorar os serviços que prestamos”, destaca o presidente do SLU, Jair Tannús. “O importante é crescer a qualidade dos serviços, em nome de uma cidade cada vez mais limpa, bem cuidada e uma população mais comprometida com a preservação dos espaços públicos”, defende o gestor.
O poder público tem feito a sua parte, mas a comunidade também deve se conscientizar, evitando jogar lixo que suja tanto a orla, quanto a água do Lago Paranoá.
A futura instalação de lixeiras agradou ao estudante de história, Lucas Almeida, 23 anos. Morador do Lake Side, residencial localizado às margens do lago, ele que, praticamente, todos os dias passeia na região com seus cachorros, observou que a frequência no local aumentou e por isso é importante o reforço na área. “Essa ação do SLU é muito importante pois, com a chegada da pandemia, as pessoas estão buscando cada vez mais a orla para lazer”, constata.
Outros lugares
Outros pontos turísticos, com menor demanda de limpeza, também estão no circuito como Pontão do Lago Sul, Parque Cerrado, Península e Asa Delta, QL 24 na Ponte JK, Parque Ermida Dom Bosco e Jardim Botânico 3. Nesses locais a limpeza do fim de semana acontecia apenas aos sábados, pela manhã. A partir desse domingo também recebeu reforço de 13h às 19h.
“Em muitos casos, é possível fazer ajustes dentro do contrato e é o que fizemos agora, para acrescentar uma segunda catação e varrição aos domingos”, explica o presidente da empresa do SLU, Jair Tannús.