Feitas para tornar o Distrito Federal mais colorido, belo e agradável, as plantas e flores que compõem os canteiros cuidados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) têm sido furtadas. O caso mais recente ocorreu de segunda para terça-feira (15), quando 500 mudas da espécie Sunpatiens foram arrancadas do icônico balão do Aeroporto de Brasília.
As plantas são patrimônio de toda a população e fruto de um trabalho na Novacap que existe desde a década de 1960. Brasília é uma das cidades mais arborizadas do país e todas as flores, árvores e plantas são reconhecidas pelos moradores e visitantes com carinho e admiração.
Segundo a Novacap, os atos de vandalismo são recorrentes, mas, nem sempre, é possível identificar os autores. No caso do balão do aeroporto, a direção da Novacap entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF), administradora da via e que tem câmeras na região, para encontrar os responsáveis. Até o momento ninguém foi identificado, mas as mudas da espécie Sunpatiens – que são raras e exigem um esforço e trabalho da companhia para cultivá-las – foram devidamente repostas.
“Os canteiros são feitos para embelezar a cidade e ali no caso do balão do aeroporto é para oferecer uma receptividade às pessoas que vêm de fora para o Distrito Federal. Além do furto, existe o estrago gerado pela forma como elas são arrancadas. Isso prejudica, inclusive, outras espécies”, observa o diretor de Urbanização da Novacap, Sérgio Lemos.
O DF tem mais de 700 canteiros onde são plantadas mais de 100 espécies de flores. Toda a produção para preenchê-los é feita no Viveiro I da Novacap, localizado no Park Way. Com 26 hectares, o local tem capacidade de produção de 100 mil mudas por semana.
A Sunpatiens, arrancada do balão, chegou recentemente ao DF e a Novacap quer expandir a produção desta espécie, acostumada ao calor e ao sol brasiliense, costuma responder bem ao clima árido dando muitas flores.
“São mudas raras que estamos tentando implementar nos jardins de Brasília. Elas estão entrando agora no mercado e custam caro”, observa Raimundo Silva, chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ).
É crime
Destruir, danificar, lesar ou maltratar plantas em endereços públicos ou privados é crime previsto em lei. É o que prevê o artigo 49 da lei nº 9.605/1998, que dispõe sobre as condutas lesivas ao Meio Ambiente. A pena é de detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
“Ocorre com certa frequência. É um crime de menor potencial ofensivo e que gera a instauração de um termo circunstanciado”, explica Mariana Almeida, delegada da 11ª DP.
Para denunciar atos de vandalismo ou furtos basta ligar para a Ouvidoria da Novacap, no telefone 3403-2626, ou na Polícia Civil, pelo número 197.
Além disso, a Novacap reforça que disponibiliza algumas espécies para doação e outras para venda a preço de produção. Quem quiser adquirir mudas basta procurar o Viveiro I, localizado na SMPW Quadra 6, conjunto 2 – Park Way. ou ligar no número 3386-1100.