Realizada em ambiente virtual, a audiência “Em defesa da Embraer – Não às demissões” contará com a participação de trabalhadores da empresa e especialistas, como o professor de economia dos cursos de gestão da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, professor Marcos José Barbieri Ferreira.
Na quinta-feira (3/9), a Embraer anunciou a demissão de 900 trabalhadores e outras medidas que têm a perspectiva de atingir 2500 trabalhadores no total. A empresa alega que as demissões são consequências dos impactos causados pela pandemia e pelo fracasso da negociação com Boeing.
“Nós sabemos a razão da crise da Embraer. Ela já viveu momentos gloriosos com muitos empregados, em momentos de expansão comercial, mas no momento em que foi decidida a venda da Embraer à Boeing, todos sabíamos qual era o resultado. Infelizmente não tínhamos um governo no Brasil para defender os interesses do país e dos trabalhadores da Embraer”, afirmou o deputado Emidio de Souza.
A audiência visa elucidar a situação e garantir o respeito aos direitos dos trabalhadores da Embraer. “Ocorre que em momento de grave crise econômica e durante pandemia que afeta tão fortemente o mercado de trabalho e a própria subsistência do cidadão, não pode esta demissão em massa ser aceita sem qualquer restrição e esclarecimentos por parte da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”, argumentam os deputados Emidio de Souza e Professora Bebel no documento que pediu a realização do evento.
Com apoio dos mandatos dos deputados federais Alexandre Padilha e Vicentinho, a audiência começa às 18h e pode ser acompanhada por meio do Zoom e da transmissão da TV Alesp e das redes sociais dos deputados.