Sábado, 19 de Julho de 2025
Sábado, 19 de Julho de 2025
InícioPOLÍTICA GOVirmondes Cruvinel quer instituir política de promoção da educação socioemocional em Goiás

Virmondes Cruvinel quer instituir política de promoção da educação socioemocional em Goiás


.

Um projeto em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) propõe a implementação da Politica Estadual de Promoção da Educação Socioemocional, que tem por objetivo “promover o pleno desenvolvimento das competências socioemocionais da população acadêmica da rede de ensino”.  

O autor da matéria, deputado Virmondes Cruvinel  (Cidadania), utiliza o conceito de educação socioemocional para justificar a proposta. “Educação emocional é o processo através do qual os alunos aprendem, dentro do currículo escolar, a refletir e efetivamente aplicar conhecimentos, atitudes e competências necessárias para o seu desenvolvimento pleno como cidadão”.

Segundo o parlamentar, pesquisas no mundo inteiro apontam que o aprendizado é mais eficaz em ambientes seguros e saudáveis e que é muito difícil separar aspectos sociais e emocionais dos processos de aprendizagem. Acrescenta que a ideia é garantir a aprendizagem e o desenvolvimento plenos, com orientação em princípios que visam a formação humana integral.   

O projeto de lei, protocolado na Casa sob o número 4002/20, estabelece como princípios da Política Estadual de Promoção da Educação Socioemocional, entre outros pontos, a valorização da consciência social, empatia e capacidade de se colocar no lugar do outro; a valorização da vida e o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. E propõe oito diretrizes, entre elas, a proteção dos direitos da criança e do adolescente no ambiente familiar e na sociedade e a capacitação e formação continuada dos profissionais da rede de ensino para atuar de forma eficiente no desenvolvimento das competências socioemocionais.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA