InícioRIO GRANDE DO SULNa comemoração do 1º ano do Inova RS, governo anuncia segunda etapa...

Na comemoração do 1º ano do Inova RS, governo anuncia segunda etapa com foco em projetos locais de inovação


.

Há um ano, a recepcionista humanoide Fab anunciava a quem chegava ao Palácio Piratini: “Boa tarde, bem-vindo ao Inova RS”. Nesta terça-feira (25/8), o governo do Estado comemorou o primeiro aniversário do programa em uma transmissão ao vivo pelo YouTube, reunindo virtualmente, devido à pandemia, representantes da chamada quádrupla hélice – sociedade civil organizada, academia, governo e empresas.

Criado com o objetivo de incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas, o programa faz parte da agenda de desenvolvimento proposta pela atual gestão, tornando-se ainda mais necessária em função dos desafios impostos pela crise sanitária da Covid-19.

“O Inova RS é uma programa diferente de tudo que se vinha fazendo em termos de inovação, porque seu centro não está no governo do Estado e seus servidores, mas nos cidadãos gaúchos de universidades, parques tecnológicos, incubadoras de empresas, organizações da sociedade civil, prefeituras e empresas de cada um dos oito ecossistemas regionais de inovação. Nosso sucesso até aqui é fruto em grande parte desses homens e mulheres que investiram seu próprio tempo para agirem juntos por um futuro mais promissor para suas regiões”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Coube ao titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Luís Lamb, que coordena o Inova RS, apresentar alguns dos principais avanços e resultados já conquistados, dentre eles a formação de 16 comitês regionais, a mobilização de 215 lideranças voluntárias locais em todo o Estado e a seleção dos 24 gestores da inovação e tecnologia – três para cada uma das oito regiões previamente definidas – por meio de edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

“Percorremos um longo caminho até aqui. Iniciamos presencialmente, percorrendo mais de 7 mil quilômetros pelo Estado antes do início da pandemia, e tivemos que continuar no on-line, com mais de 300 horas de reunião à distância, sempre dedicados ao fortalecimento dos ecossistemas e à articulação dos setores para transformarmos o Rio Grande do Sul em uma referência em inovação como estratégia de desenvolvimento local”, destacou Lamb.

A partir de agora, na segunda etapa do programa, os gestores de inovação têm o desafio de fazer avançar as ações do Inova RS e apoiar o desenvolvimento de projetos locais de inovação envolvendo universidades, empresas, prefeituras, organizações da sociedade civil e o governo do Estado.

“Desejo um bom trabalho a cada um dos gestores da inovação e tecnologia, aos membros das governanças locais do Inova RS e à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia. Parabéns, secretário Lamb e equipe. Atuando juntos, tenho certeza de que vamos transformar o Rio Grande do Sul em uma referência global de desenvolvimento inovador, empreendedor e sustentável”, concluiu o governador.

Participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo; o representante do Conselho do Inova/Conselho Estadual, Jorge Audy; o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge; a diretora do Hub de Inovação iMed, Márcia Capellari; e a diretora de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andréa Valim.

Sobre o Inova RS

O Inova RS visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental em oito regiões representativas do Estado: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.

O programa propõe a construção de uma agenda comum entre os atores dos ecossistemas de inovação dessas regiões que articula projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social das regiões. Para isto, são utilizados os ativos existentes no Estado.

O Rio Grande do Sul é o quinto Estado brasileiro mais inovador e o quarto colocado em competitividade global em setores tecnológicos, conforme o Índice Fiec de Inovação dos Estados – 2018. O programa estimula o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e para torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.

Desenvolvido pela Sict, em parceria com representantes da quádrupla hélice da inovação de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o Inova RS teve sua metodologia inspirada em projetos já existentes no Brasil e no mundo, os quais apresentaram resultados positivos quanto ao desenvolvimento econômico e social das regiões onde estão inseridos.

Objetivos

• Conectar o RS para que seja referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local;

• Fomentar a nova economia e promover a inovação em setores tradicionais;

• Criar um ambiente de negócios mais ágil no Rio Grande do Sul;

• Impulsionar a articulação regional e a participação social nesse movimento, por meio de novas políticas públicas inovadoras;

• Fortalecer o desenvolvimento regional alinhado às políticas públicas e atividades empreendedoras mais vocacionadas em cada região do Estado;

• Aumentar a capacidade de investimento do Estado;

• Qualificar o aprendizado para a nova economia.

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Secom

Fonte: Governo RS

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA