De acordo com o parlamentar, a ETE Bom Jesus dos Perdões foi construída por intermédio do Programa Água Limpa, que tem por finalidade implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp e que também não possuem um serviço autônomo. “A iniciativa recebeu R$ 19,2 milhões do governo do Estado de São Paulo”, complementou.
A Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no km 62 da pista norte da Rod. D. Pedro I, está operando pelo sistema de tratamento do tipo Lodo Ativado por Aeração Prolongada de fluxo contínuo e misto com processo de pré-desnitrificação por meio de dois Tanques Anóxicos (para remoção de nitrogênio), dois decantadores secundários, tanque de contato e centrífugas de desidratação.
“Trata-se de um Tratamento de Nível Terciário, que permite a remoção de matéria orgânica e coliformes por meio da cloração. Desta forma, A ETE permite a revitalização do Rio Atibainha, com a remoção de 39 toneladas/mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico lançado sem tratamento no curso d”água. Por isso, toda a região saiu ganhando com esta Estação”, disse o parlamentar.