A PCDF, por intermédio da 33ª DP – Santa Maria, desvenda furtos mediante fraude praticados por organização criminosa estruturada com atuação no Distrito Federal e entorno.
As investigações tomaram curso desde o fim de 2019, quando diversas ocorrências foram registradas tanto em Santa Maria, quanto no Recanto das Emas. Apenas na região de Santa Maria, sete crimes praticados por referida organização criminosa foram identificados e apurados, tendo o modo de agir extremamente semelhante.
Um dos integrantes, após identificar vítimas vulneráveis, notadamente idosos, tentando operar caixas bancários eletrônicos, simulava um atendimento às vítimas, momento em que tinham acesso às suas senhas, furtando seus cartões em seguida. De posse do cartão e das senhas, operações bancárias eram realizadas e os valores depositados em contas de demais integrantes da organização, que repassavam o montante aos autores.
As investigações tiveram êxito em identificar cinco integrantes, com atribuições específicas no esquema criminoso, sendo que um deles foi preso preventivamente. Da mesma forma, os investigadores identificaram mais vítimas, além de verificarem que os golpes geraram um lucro aos criminosos de R$ 40 mil.
As investigações foram encerradas com o encaminhamento ao Judiciário. Cinco indivíduos, dentre eles o líder, preso preventivamente, foram indiciados pela organização criminosa e pelos furtos mediante fraude e em concurso de pessoas.
ASCOM/DGPC
#PCDFagora
PCDF, excelência na investigação