A solenidade foi promovida pelo coordenador da Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista (SP-Agro), deputado Itamar Borges (MDB), em conjunto com o Fórum Paulista do Agronegócio e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) composta por integrantes do Congresso Nacional.
“Hoje exportamos para mais de 160 países e boa parte dos alimentos produzidos também ficam no mercado interno abastecendo nossa população a um custo baixíssimo, tivemos o exemplo disso agora na pandemia quando o setor não parou, o que foi fundamental para evitar o caos social”, ponderou Itamar.
As exportações do agronegócio paulista cresceram 10% no primeiro semestre de 2020 e resultaram em um saldo positivo se comparado ao de 2019, de acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA).
Para o vice-coordenador da SP-Agro, deputado Fernando Cury (Cidadania), “o agronegócio é a salvação da lavoura e da balança comercial do nosso país”. Já o secretário da Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, explicou desafios da Pasta: “Mesmo tendo esse agro pujante, há pequenos produtores que estão isolados, nós precisamos trazer o cooperativismo para colocarmos eles na integração com todo o sistema produtivo, que de fato faz a diferença”.
Além dos citados, participaram da solenidade o deputado estadual Barros Munhoz (PSB); o coordenador da região sudeste na FPA, deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP); o coordenador do Fórum Paulista do Agronegócio, Edivaldo Del Grande; Ariel Mendes; Sergio Murilo; Antonio e Victor Campanelli.