O programa Tem Saída completa dois anos na próxima quinta-feira (6) e, para comemorar essa data, a Prefeitura promove uma semana de debates sobre o combate à Violência Contra a Mulher. Os encontros virtuais, que também celebram os 14 anos da Lei Maria da Penha, reunirão especialistas na temática, sempre às 17h, entre segunda-feira (3) e sexta-feira (7) pelo Facebook da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
“O Programa Tem Saída é um marco no combate à violência contra a mulher. Nestes dois anos já empregamos cerca de 400 mulheres que denunciaram seus agressores. Os esforços dos setores envolvidos têm possibilitado a inserção cada vez maior de mulheres no mercado de trabalho, promovendo sua autonomia financeira, além de trazer novas perspectivas de vida”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.
Na abertura da programação de lives, na segunda-feira (3), às 17h, o tema será “Identificando vítimas de violência doméstica. O que fazer?” A secretária Aline Cardoso mediará o bate-papo com as promotoras de justiça Gabriela Manssur e Fabíola Sucasas, que têm atuação no Ministério Público com ações de enfrentamento à violência contra a mulher.
Abordando o assunto “Masculinidade Tóxica e a Violência Doméstica”, o juiz do Tribunal de Justiça, Mário Assumpção Filho, traz a experiência do magistrado nas relações entre homens e mulheres. A temática explora pontos como a anulação de sentimentos, misoginia, dificuldade de buscar ajuda por parte dos homens, entre outros. A live será mediada pela coordenadora de Gênero da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Nubia Minardi, na terça-feira (4).
O público terá a oportunidade de conhecer a rede de proteção existente em São Paulo, que está à disposição de mulheres em situação de violência doméstica e familiar na quarta-feira (5), com a defensora pública Paula Machado e a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Ana Cláudia Carletto.
Já na quinta-feira (6), dia do aniversário do programa Tem Saída, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, recebe a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Ana Cláudia Carletto, e a promotora de justiça Gabriela Manssur para uma conversa sobre o tema “O poder público e a política para combate à violência e empregabilidade de mulheres vítimas de violência”. A live mostrará os avanços do programa, as perspectivas futuras e como o Tem Saída se tornou uma esperança para as beneficiárias já atendidas.
A semana de lives será encerrada com a participação da ONU Mulheres e de empresas que são parceiras do programa Tem Saída. Carrefour e Sodexo, que integram a iniciativa desde o início, mostrarão suas experiências ao empregar mulheres vítimas de violência e os resultados do trabalho interno com as equipes. A ONU Mulheres trará sua expertise em orientar as companhias a implementar ações de apoio às vítimas.
O Programa
O Programa Tem Saída, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho com o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, OAB-SP e ONU Mulheres, conta com mais de 40 empresas de segmentos como serviços, comércio, saúde e moda, que já empregaram cerca de 400 mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Serviço
Semana de Combate à Violência Contra a Mulher
Dias: 3 a 7 de agosto
Horário: às 17h
Facebook: @spsmdet