A mudança do Complexo Estadual de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para o prédio anexo da Secretaria, na Av. Floriano Peixoto, no Centro de Natal, possibilita uma melhor articulação entre os departamentos. Integrantes da equipe de gestão da saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal realizaram uma visita para conhecer a estrutura do prédio, nesta sexta-feira (31).
De acordo com a coordenadora do Complexo Estadual de Regulação, Maria Valéria Bezerra, “viemos para cá para congregar, neste espaço, todas as centrais de regulação de acesso, foi o casamento perfeito”. A gestora informou que a ideia é trazer para o prédio todos as centrais ligadas ao Complexo a fim conquistar maior agilidade na realização dos processos.
Com a mudança, passa a funcionar no anexo da Sesap os departamentos: Central Metropolitana de Regulação, que atua em cogestão com o município de Natal, e é responsável por regular leitos clínicos e de terapia intensiva – adulto pediátrica e neonatal – e, com o cenário da pandemia, o setor regula também os leitos Covi-19; Central Estadual de Transplantes; Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e a Central Estadual de Regulação de Alta Complexidade, além da parte administrativa do setor.
Além das centrais concentradas no anexo da Seap, o RN possui ainda uma Central Ambulatorial em Caicó, que opera em conjunto com a Sesap, e uma Central de Regulação de Leitos em Mossoró, que é de gestão municipal.