Sexta-Feira, 4 de Julho de 2025
Sexta-Feira, 4 de Julho de 2025
InícioMUNDOMais pobres são enterrados em caixões de papelão na Bolívia

Mais pobres são enterrados em caixões de papelão na Bolívia


source
Caixões de papelão sendo carregados na Bolívia
Reprodução agência EFE

Caixões de papelão sendo carregados na Bolívia

As família mais pobres de Santa Cruz, cidade da Bolívia , tem dado adeus a seus parentes – que morreram de Covid-19  – em caixões de papelão . O ataúde de material simples é dado pelo município para ajudar as pessoas nos altos custos funerários. 

Na Bolívia, enterrar ou cremar uma pessoa falecida devido ao novo coronavírus (Sars-coV-2) tornou-se quase um luxo, já que o custo mínimo atualmente cobrado é de cerca de R$ 5 mil.

Diante excessiva pressão por políticas sociais, o prefeito de Santa Cruz, Percy Fernández, contratou uma empresa que fazia caixas para embalar frutas e agora fabrica “baús ecológicos” que são entregues gratuitamente às famílias mais necessitadas.

“A ajuda que estão oferecendo é para as famílias que realmente precisam e vivem em situações difíceis, e pior, com um falecido é mais complicado”, disse à agência Efe o diretor do cemitério de Santa Cruz, Ronald Romero.

Além dos caixões, o município também oferece a essas famílias um serviço gratuito para transferir os mortos para o cemitério, disse a autoridade.

Com cerca de onze milhões de habitantes, a Bolívia registra 1.942 mortes e 52.218 casos confirmados de Covid-19 , segundo os dados oficiais mais recentes. Santa Cruz é de longe a região com mais casos, com 756 mortes e 26.671 positivos confirmados, mais da metade do total nacional.



Fonte: IG Mundo

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA