A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), tem trabalhado em muitos projetos e ações voltadas ao munícipe com deficiência.
Na semana passada a SMPED recebeu, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), uma demanda diferente: ajudar no atendimento de três munícipes venezuelanos surdos, que buscaram apoio da Supervisão de Assistência Social (SAS/Jabaquara).
Na quarta-feira (15), com horário agendado, as três pessoas foram atendidas pela Central de Intermediação em Libras (CIL) pela intérprete de Libras Sara Cardenas, também venezuelana e refugiada em São Paulo. Para o atendimento buscou-se intérprete que soubesse a língua Venezuela de Sinais. A princípio, o atendimento seria feito com intérprete que estava no Panamá, mas a solução encontrada estava aqui em São Paulo.
Sara Cardenas, venezuelana, também refugiada, ficou emocionada e disse que foi motivo de orgulho poder colaborar e ajudar outros venezuelanos.
A CIL é um serviço gratuito de intermediação em português/libras, por meio de videochamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos que pode ser feita em posto presencial ou pelo aplicativo CIL-SMPED.
“O objetivo da CIL é promover a autonomia das pessoas com deficiência auditiva. A SMPED tem um papel fundamental de garantir o cumprimento dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, sempre contando com o apoio da comunidade surda, para que o serviço seja referência nacional. Esse atendimento especial deixa claro o serviço sério e de qualidade que a Prefeitura vem fazendo”, destaca o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.
A CIL funciona 24 horas, por meio do aplicativo, website e postos de atendimento. Pessoas com deficiência auditiva e surdos podem contatar ou utilizar os serviços públicos municipais da cidade com acesso a CIL em qualquer horário.