Na reunião, o secretário apresentou as ações e os programas desenvolvidos pela Pasta nos últimos meses para dar suporte aos estudantes da rede estadual de ensino durante a pandemia, como os kits de material distribuídos para complementar as aulas remotas e o contrato com operadoras de telefonia para permitir o acesso de estudantes ao conteúdo produzido por professores.
Plano de Retomada
“O aprendizado tinha que continuar em casa. Não podíamos ficar parados sem fazer nada, porque isso acarretaria prejuízo para o conhecimento dos alunos”, disse Rossieli Soares ao explicar a parada gradual das aulas presenciais e o planejamento das atividades remotas.
No fim do primeiro bimestre, cerca de 75% do estudantes matriculados na rede estadual já estavam participando do ensino à distância. Atualmente, as aulas são transmitidas ao vivo pela TV Cultura, TV Univesp e pelo aplicativo Centro de Mídias SP, desenvolvido com esse objetivo.
O secretário apresentou o Plano de Retomada das aulas presenciais, que será aplicado a partir de 8 de setembro. O protocolo estabelece medidas como a lotação máxima das salas de aula, o revezamento de estudantes durante a semana, a alternância dos horários de intervalo, entrada e saída para evitar aglomerações e medidas de higiene para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
Além dos já citados, também participaram as deputadas e os deputados Bruno Ganem, Carlos Giannazi, Carlão Pignatari, Daniel José, Leci Brandão, Mauro Bragato, Roberto Engler e Valeria Bolsonaro.