A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul completa 50 anos nesta quinta-feira. Ela foi criada no dia 9 de julho de 1970, depois que fortes chuvas atingiram o Estado, causando inundações e deixando cerca de 7 mil pessoas desabrigadas.
Tem como missão o desenvolvimento de ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de áreas sob risco ou atingidas por desastres. É um órgão integrante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, atuando em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais e com a Sala de Situação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura.
O Centro de Operações funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, monitorando as condições meteorológicas e hidrológicas, emitindo alertas e informações para que a população possa se preparar para a chegada de eventos adversos. O quadro de pessoal é formado por servidores da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros.
Distribuídas estrategicamente em nove coordenadorias regionais compostas por equipes técnicas qualificadas, e com suporte de tecnologia da informação, auxilia os gestores públicos municipais na identificação de vulnerabilidades, elaborando medidas de proteção e contingenciamento, além de prestar resposta imediata nos casos de desastres.
A Defesa Civil também auxilia nos processos de homologação e reconhecimento de situação de emergência e de estado de calamidade pública, condições especiais que permitem aos municípios acesso a uma série de recursos de ajuda humanitária e reconstrução de áreas e estruturas afetadas.
Conta, ainda, com a Central de Doações que recebe e distribui diariamente alimentos, agasalhos e cobertores para entidades que atendem a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Neste ano de 2020, além de suas atividades ordinárias, a Defesa Civil do Estado compõe o Comitê de Logística e Abastecimento do Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Covid-19, no qual atua na coordenação de recebimento, triagem e distribuição de centenas de milhares de itens doados e destinados ao combate da pandemia, contando com o esforço coletivo de todas as secretarias de Estado, do Comando Militar do Sul e do Corpo de Bombeiros Militar.
Para marcar a data, uma live, com participação do governador Eduardo Leite, será realizada nesta quinta-feira (9/7), às 17h30, na página da Defesa Civil no Facebook.
Texto: Ana Paola Dalla Barba/Ascom Defesa Civil
Edição: Secom