Inaugurada há mais de cinco anos, a unidade do FAB LAB LIVRE SP na Vila Itororó finalizou, nesta quarta-feira (1º), a mudança para uma das casas do local histórico, com uma estrutura adequada para a diversificação dos projetos e oficinas.
A unidade integra a rede laboratórios de fabricação digital da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), e possui estrutura voltada para a vocação local de marcenaria, costura e biomateriais à disposição de diversos grupos na região central da cidade.
“É muito importante podermos compartilhar do legado da Vila Itororó. A mudança representa uma projeção da inovação que valoriza a identidade do local, que tem muita história”, disse o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.
A mudança foi iniciada em dezembro de 2019, para incluir a nova sede do Fab Lab na casa número 7. Além da comunidade de usuários dos Fab Labs, a ideia é atrair e divulgar a fabricação digital para os públicos dos outros equipamentos, como a Casa da Memória e o Centro de Residência Artística.
“Estamos muito felizes em entregar a casa 7 para o público e para a equipe da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Temos 17 oficinas aqui no espaço. Estão todos convidados a acompanhar a programação nas redes Vila Itororó Canteiro Aberto”, disse Diogo Viana, coordenador do espaço gerido em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Pedra.
Também por causa das medidas de saúde, as unidades do Fab Lab ainda não retomaram a programação presencial, mas seguem com a produção de escudos faciais e com as oficinas da campanha #Fazendoemcasa, que possuem tutoriais para difundir a fabricação digital e a criatividade, além de uma conversa para tirar dúvidas sobre os projetos. Saiba mais aqui.