Kitty Lima lamenta destruição de casas para gatos na Coroa do Meio

Publicado em: 22/10/2025 13:25

A deputada Kitty Lima (Cidadania) pediu explicações na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), desta quarta-feira (22), à Prefeitura de Aracaju, quanto à destruição de casas para gatos no bairro Coroa do Meio.

“A informação que obtive foi que a Emurb (Empresa Municipal de Obras e Urbanização) retirou as casinhas feitas pelos protetores de animais (do próprio bolso), de forma muito organizada. O local não estava feio, pelo contrário, eles limpam todo dia e os gatos ficavam protegidos da chuva e de maus-tratos. A alegação é por causa de obras de revitalização, mas não custava terem dialogado com os protetores para encontrar um abrigo e não destruírem as casinhas de forma arbitrária, deixando os gatos desorientados. A prefeita Emília Corrêa tem gatos em casa e fala do amor pelos animais. A gente precisa ter respostas”, ressalta.

Kitty Lima disse que a exemplo dos protetores de animais, ela está indignada. “Fui colega de Emília na Câmara de Vereadores; de vez em quando ela me chama para discutirmos políticas públicas, mas não posso me calar de coisas desse tipo que a Prefeitura de Aracaju vem fazendo. Tirar as casinhas de forma arbitrária está errado e nós precisamos de explicações”, observa.

A parlamentar acrescentou que o problema aconteceu na área em que será executado o projeto de urbanização da orla do rio Sergipe. “É um importante projeto, mas é preciso ter cuidado com os animais que ali vivem. Naquele local tem uma colônia felina cuidada com dedicação por protetores voluntários: Seu Luciano, Luciana e Maria Dória que tiraram dinheiro do próprio bolso pra instalar casinhas para que os animais se protejam do sol, chuva e contra a maldade humana. Mas nos últimos dias as casinhas foram retiradas sem qualquer diálogo e sem um Plano de manejo ético”, lamenta exibindo um vídeo com fotos e como eram as casas e o local sem as construções dos abrigos de gatos

Dores

Ainda na Tribuna, a deputada Kitty Lima fez uma homenagem ao município de Nossa Senhora das Dores. “Todos sabem do meu amor por Nossa Senhora das Dores, inclusive recebi o Título de Cidadã Dorense, e nada mais do que justo fazer uma homenagem pelos 105 anos de aniversário da cidade. Celebro com o coração tomado de emoção, uma das cidades mais encantadoras e cheia de história do nosso estado”, afirma.

“Uma terra que aprendi a amar e me acolheu como filha. Hoje carrego com orgulho no coração, pois Dores é mais que um ponto no mapa; é um sentimento, é feita de um povo que transformou as dores de sua origem em fé, cultura e resistência desde os tempos do antigo Povoado dos Enforcados até a elevação à categoria de Freguesia em 1858 e, no ano seguinte, à categoria de município escrevendo uma história de superação, trabalho e amor por suas raízes”, complementa lembrando ter desenvolvido várias ações na cidade juntamente com o vereador Lucas Lima, a  exemplo da castração de animais e do Projeto que torna a Cachoeira do Tangi como Patrimônio Histórico e Cultural Material do Estado de Sergipe.

Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

 

 

 

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SE

Compartilhar

Faça um comentário