Estudantes da rede estadual são destaque no Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União

Publicado em: 22/10/2025 11:16

Estudantes da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Professor Luiz Gonzaga Burity, localizada em Rio Tinto e vinculada à 14ª Gerência Regional de Educação (GRE), conquistaram, na última semana, o segundo e o terceiro lugares na etapa estadual do 8º Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). A iniciativa, que tem abrangência nacional, premiou os estudantes Renata Phan Gomes de Lima Costa e Kauann Lucas de Araújo Pereira, ambos da 3ª série do Ensino Médio, orientados pelo professor de Língua Portuguesa Eduardo Fernandes. O concurso deste ano teve como tema “Os desafios da saúde dos povos indígenas no Brasil”, e mobilizou estudantes de todo o país a refletirem sobre a importância do acesso à saúde pública de qualidade e o respeito às culturas indígenas.

O processo de preparação para o concurso ocorreu durante o primeiro semestre letivo, dentro das ações do projeto “Minha Escola é Antirracista”, desenvolvido pela ECIT Burity. Durante as atividades, os estudantes participaram de momentos de leitura, debate e pesquisa sobre a temática, relacionando o conteúdo à realidade social e aos direitos garantidos pela Constituição Federal. Sob orientação do professor Eduardo Fernandes, 67 redações foram produzidas e inscritas na categoria “Escola de Ensino Médio”, representando a rede estadual de ensino da Paraíba na competição.

Segundo o professor Eduardo Fernandes, o concurso foi uma oportunidade para trabalhar a escrita como ferramenta de reflexão crítica e cidadã. “Quando o tema foi divulgado, percebi que seria uma chance de despertar nos alunos o olhar crítico e sensível para uma questão social de grande relevância. Cada estudante foi estimulado a pesquisar, argumentar e se expressar de forma autoral e consciente. Ver meus alunos conquistando o 2º e o 3º lugares foi motivo de grande satisfação, pois o resultado demonstra o compromisso com o tema e o potencial formativo da educação pública”, afirmou.

Os estudantes premiados destacaram a importância da experiência para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. Para Kauann Lucas, que conquistou o terceiro lugar, participar do concurso representou um exercício de amadurecimento intelectual. “Essa experiência foi fundamental para minha preparação, não só para o Enem, mas também para me posicionar diante de diversos temas. Fiquei muito feliz em ter alcançado nota máxima e em ver o esforço da escola e do professor Eduardo reconhecido”, afirmou o estudante.

Já Renata Phan, que obteve o segundo lugar, ressaltou a relevância do tema e o papel da escola pública na formação de jovens conscientes. “Fico imensamente feliz por ter produzido um bom texto com a orientação do professor Eduardo. Todo o apoio e dedicação dele foram cruciais para que eu pudesse representar o Estado da Paraíba com nota máxima. Agradeço à DPU pela iniciativa de incentivar jovens na escrita e no desenvolvimento humano, abordando temas que promovem uma reflexão ética e cultural sobre a diversidade brasileira”, destacou a estudante.

O Concurso Nacional de Redação da DPU tem como objetivo promover a educação em direitos e incentivar o protagonismo juvenil, estimulando a reflexão sobre temas sociais e constitucionais. A cada edição, o certame aborda uma temática diferente, desafiando os estudantes a propor soluções e interpretações críticas a partir da realidade brasileira. Os textos são avaliados por comissões regionais e nacionais, considerando critérios como domínio da norma padrão, coerência argumentativa e compreensão do tema.

A participação da ECIT Burity no concurso está alinhada às ações do projeto Desafio Nota 1000, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), que estimula a leitura, a escrita e a prática da redação em todas as escolas da rede. Criado em 2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 41.305, o projeto articula três eixos principais: ensino, produção textual e avaliação, envolvendo professores, estudantes e corretores de redação em um processo contínuo de aperfeiçoamento voltado à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Fonte: Agência de Notícias do Estado da PB

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