Fundepar consolida uso do BIM com plano de capacitação e apoio da liderança
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), responsável por desenvolver ações de infraestrutura escolar da rede estadual de Educação, inicia em novembro um programa de capacitação de servidores para uso do Building Information Modeling (BIM) metodologia digital de gestão de informações que integra dados técnicos, geométricos, financeiros, de tempo, manutenção e sustentabilidade em um modelo único e colaborativo. A tecnologia proporciona às equipes técnicas da instituição maior precisão, eficiência e transparência na elaboração e execução de projetos, resultando em redução de desperdícios, otimização de recursos e economia aos cofres públicos.
A formação será voltada para todos os servidores, arquitetos, engenheiros, administrativos, residentes técnicos e estagiários que receberam o primeiro ciclo de capacitação com uma introdução sobre a metodologia. Na sequência terão o treinamento que envolverá softwares específicos. Participarão servidores de Curitiba e dos Núcleos Regionais de Educação (NREs).
Segundo a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, para um órgão que é voltado ao desenvolvimento, análise de projetos e acompanhamento da execução de obras de edificações e infraestrutura escolar certamente, a metodologia BIM certamente acarretará melhoria na qualidade do serviço prestado para a sociedade.
“O Fundepar tem muito a se beneficiar do BIM no acompanhamento da execução de obras de edificações e infraestrutura escolar. Ele atende a essência de boa parte das ações do Instituto, porém, para que isso ocorra precisa ser apresentado aos nossos 400 servidores, o que exige cumprir bem cada uma das etapas da implantação”, afirma Eliane.
DIRETRIZES -“O planejamento para a capacitação foi distribuído em 8 turmas para 10 pessoas, a fim de dar melhor aproveitamento aos profissionais durante os dois dias de atividades”, explica a coordenadora da Equipe BIM Fundepar, Érika Santos. A certificação será feita pela Escola de Gestão do Paraná.
A implantação realizada em etapas também segue as diretrizes da Estratégia Nacional BIM (Estratégia BIM BR), da Estratégia Estadual BIM do Paraná, do Decreto Estadual nº 10.086/2022 e das orientações técnicas do LABIM/PR. O processo considera a estrutura necessária, capacitação das equipes e padronização de procedimentos, com foco em promover inovação, eficiência e qualidade nas contratações e execuções de obras, beneficiando a infraestrutura das escolas no futuro.
Nos últimos anos, o Fundepar adquiriu equipamentos e softwares para a infraestrutura necessária e, em agosto, iniciou o Plano de Implantação BIM 2025, com o objetivo de fazer a implantação gradual no Instituto.
Esse entendimento e apoio são os grandes trunfos do sucesso do BIM, na visão da coordenadora da Equipe BIM Fundepar/PR, Érika Santos. “A liderança do Fundepar permite que os servidores sejam capacitados durante dois dias. É um grande mérito apoiar uma capacitação nessa dimensão”, disse ela. A equipe conta com o apoio do diretor-técnico de Engenharia, Marcello Marcondes de Albuquerque, e é formada por mais cinco profissionais das áreas de engenharia e arquitetura : Priscila Simonelli Tucunduva, Luan Clebsch, Stela Naomi Uada Ana Beatriz Sampaio Mofaldini e Isadora Martelli.