Compartilhar
Simulação de evacuação marca encerramento de curso de formação de brigadistas
Agência Assembleia
Uma simulação de evacuação envolvendo a Escola Creche Sementinha e a sede do Poder Legislativo Estadual marcou, nesta sexta-feira (14), o encerramento do curso de Formação de Brigadas de Incêndio promovido pela Escola do Legislativo do Maranhão (Elema).
A atividade contou com 36 participantes, todos servidores da Alema. O curso é ministrado pelo Núcleo do Corpo de Bombeiros do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa, sob o comando da tenente-coronel Rosimary Azevedo.
Segundo a oficial, a simulação representa o momento mais importante da formação ao permitir que servidores, professores e crianças pratiquem o que aprenderam em situação semelhante a um cenário real de emergência.

“A gente vai fazer um treinamento de evacuação com as crianças, os professores e todos os funcionários da creche. Essa evacuação é o momento final do nosso curso, que teve três dias de atividades. Estamos finalizando com a prática na Sementinha pela manhã e, à tarde, no prédio principal, o Manuel Beckman”, explicou a tenente-coronel.
Ela ressaltou que o objetivo é preparar todos para agir corretamente diante de situações de pânico, aflição ou sinistro.
“As pessoas precisam saber como proceder nesses momentos. E ninguém pode ficar na escola, todos devem evacuar”, reforçou.

Prevenção
A diretora da Creche-Escola Sementinha, Cíntia Vieira, destacou a importância pedagógica e preventiva da atividade.
“É um trabalho de ações educativas preventivas para toda a Assembleia, e isso nos inclui. Vivenciar com as crianças essa simulação, que requer cuidado e atenção no momento de sair, é algo muito importante. Temos trazido isso de forma leve e lúdica, mas com muita responsabilidade”, afirmou.
Segundo ela, a comunidade escolar foi informada previamente sobre a necessidade do treinamento, que contribui para a formação de alunos mais conscientes.
“As crianças trouxeram até exemplos de outros países que enfrentam situações de catástrofes e precisam lidar com isso de maneira preventiva. Estamos muito seguros e confiantes no trabalho da Escola do Legislativo em parceria com o Gabinete Militar, que nos dá todo o suporte para realizar essa simulação com êxito”, completou.

O coordenador administrativo da Escola do Legislativo, Miqueias Carvalho, ressaltou que o curso integra a programação anual de capacitações oferecidas pela Elema.
“Este curso faz parte da grade da Escola do Legislativo e é realizado todos os anos. A prática de evacuação é fundamental, porque demonstra na prática como os procedimentos funcionam e como os colaboradores da Assembleia devem agir caso seja necessário”, afirmou.

A simulação mobilizou brigadistas, bombeiros militares, servidores e toda a equipe escolar, reforçando o compromisso da Assembleia Legislativa com a segurança, prevenção de riscos e a formação continuada de seus quadros.