Compartilhar
Alunos do Senai visitam exposições e acervo do Memorial do Legislativo Maranhense
Estudantes participaram de uma palestra sobre a Campanha do Novembro Azul e de uma explanação, feita pela consultora legislativa Luzenice Macedo, sobre leis relacionadas a políticas públicas voltadas à igualdade racial no Maranhão
Agência Assembleia
Um grupo de alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) visitou, nesta sexta-feira (14), o Memorial do Legislativo Maranhense Deputada Zuleide Bogéa, onde aconteceu a abertura de duas novas exposições: a Mostra sobre o Novembro Azul e a Mostra Mês da Consciência Negra.
Durante a visita, os estudantes participaram de uma palestra sobre a Campanha do Novembro Azul, proferida por técnicos da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Alema; e de uma explanação feita pela consultora legislativa Luzenice Macedo sobre leis relacionadas a políticas públicas voltadas à igualdade racial no Maranhão.

O professor Natanael Dias, um dos instrutores do Curso de Assistente Administrativo do Senai, declarou que a visita ao Memorial foi muito importante para conhecer de forma prática como funciona o acervo do Legislativo Maranhense.
“Esta visita serviu como atividade de uma de nossas disciplinas, Controle e Organização de Documentos, e teve como objetivo proporcionar aos alunos uma vivência prática sobre a importância da preservação e organização documental no contexto institucional, complementando os conteúdos abordados em sala de aula”, afirmou o professor.
História
Os alunos receberam explicações sobre a história do Parlamento maranhense e sobre o funcionamento do Palácio Manoel Beckman, sede da Alema. Os monitores fizeram uma ampla explanação sobre o Memorial do Legislativo Maranhense Deputada Zuleide Bogéa, espaço que preserva um rico acervo documental, fotográfico e audiovisual da história da Assembleia e dos parlamentares que já exerceram mandato.

Ao recepcionarem os estudantes, o enfermeiro intensivista Luís Barroso e a responsável técnica do Setor de Enfermagem da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional, Cassandra Barros, destacaram a importância da Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o tipo de câncer mais comum entre os homens.
Ao final da visita, os alunos manifestaram-se satisfeitos com as palestras e com a chance de conhecer o vasto acervo do Memorial do Legislativo Maranhense.
A estudante Soraia Cristina Cruz Morais, que faz o Curso de Assistente Administrativo do Senai, disse que conhecer de perto o acervo histórico e os fatos que marcaram a trajetória política maranhense foi um aprendizado muito valioso.
“Achei tudo aqui muito interessante, porque permite que se tenha a oportunidade de entender, na prática, como se constrói o processo legislativo, como se articulam as políticas públicas e qual é o verdadeiro papel do parlamentar no Estado. É com certeza uma vivência que amplia a nossa visão para o exercício da cidadania e para que, de fato, sejamos no futuro bons profissionais”, enfatizou.