Compartilhar
Empaer e prefeitura de Areia realizam capacitação com agricultores fornecedores do PNAE
A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e a Prefeitura Municipal de Areia realizaram mais um intercâmbio sobre boas práticas de fabricação de bolos com agricultores familiares fornecedores ao Programa Nacional de Aquisição de Alimentos Escolar (PNAE), em unidade familiar de Elisandro Cruz e Rosa Dias, no Distrito de Muquém, com a participação de seis produtores rurais.
As atividades foram realizadas e acompanhadas pelo extensionista José Sales Júnior e a estagiária Nani Germínia, da Empaer; Sara Dias, nutricionista da prefeitura municipal de Areia, Edilene França, coordenadora da Merenda Escolar do Município e Fabiana Santos, do Programa Paraiba Produtiva/SEADS/PB.
A proposta é promover a troca de experiências sobre as boas práticas de fabricação de bolos com os agricultores fornecedores do PNAE Municipal. Do grupo de seis agricultores familiares, três fornecem ao PNAE de Areia.
Visando avanços na aquisição de produtos, ficou acertado que será feito levantamento da produção agrícola disponível para que a prefeitura elabore o cardápio, como também defina o Edital de Licitação do PNAE para o ano de 2026. O processo de compra pelo PNAE Municipal de Areia é realizado no Portal de Compras Públicas de todo o Brasil.
Em 2025, o PNAE em Areia beneficiou 23 famílias de agricultores com projetos elaborados e contratados, com um total de R$ 437.396,00.
O ponto alto da visita foi quando aconteceu o treinamento e produção de bolos, oportunidade para troca de experiências, saberes, dúvidas, sugestões e consequentemente a construção de um novo conhecimento adequado a cada realidade.
Segundo o extensionista Sales Júnior, em todo esse processo a Empaer “está inserida enquanto ATER pública, assessorando os agricultores e agricultoras, nas organizações da produção nas suas unidades, bem como na elaboração dos projetos de PNAE, entrega dos produtos, emissão de notas fiscais e divulgação das ações”.
Ele também destacou que a Empaer mantém um diálogo institucional com a gestão municipal tendo em vista qualificar todo o processo principalmente na melhoria da qualidade de vida das famílias e no controle social de todas as etapas.
Todos os trabalhos são acompanhados pela gerente regional da Empaer em Areia, Juliana Campos que tem destacado o papel da extensão rural pública para o fortalecimento da agricultura familiar no município.