Cendfol realiza formação sobre a metodologia Famílias Fortes para profissionais da assistência social do Piauí
A Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol) iniciou, nesta terça-feira (21), a formação presencial da metodologia Famílias Fortes, voltada para profissionais da área de assistência social, que atuam nos macroterritórios de Floriano, Parnaíba, Picos e São Raimundo Nonato.
A capacitação realizada em Teresina, segue até a próxima sexta-feira (24), com programação durante todo o dia. A atividade integra o processo de implementação das metodologias de prevenção ao uso de substâncias psicoativas no Piauí e é realizada em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Conduzida pelas formadoras técnicas federais Meline Varela e Mariana Damasceno, a formação busca fortalecer o trabalho de prevenção desenvolvido nos municípios, especialmente junto às famílias acompanhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
A metodologia Famílias Fortes (Strengthening Families Program – SFP) é uma estratégia internacional voltada à prevenção do uso de substâncias psicoativas, promoção de vínculos familiares e desenvolvimento de habilidades parentais e sociais. O programa é estruturado em 11 encontros e voltado para famílias com crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Para Karina Sampaio, diretora de Interlocução Institucional da Cendfol, a ação representa mais um passo importante na política estadual sobre drogas. “Nosso objetivo é qualificar os profissionais que atuam nos CRAS, fortalecendo o trabalho de prevenção junto às famílias atendidas pelo PAIF. É um desafio desenvolver ações voltadas a adolescentes e suas famílias, e essa metodologia oferece ferramentas eficazes para isso”, destacou.

A formadora técnica federal do Famílias Fortes, Meline Varela, explicou que a metodologia faz parte do Programa CRIA, desenvolvido pela Senad em parceria com a Fiocruz, com foco em prevenir desfechos negativos como o uso de álcool e outras drogas, a violência e a criminalidade. “A proposta é promover o fortalecimento dos vínculos familiares, que é o principal fator de proteção para reduzir comportamentos de risco e promover o bem-estar entre crianças e adolescentes”, afirmou.
A formação marca o início de um novo ciclo de capacitações regionais, fortalecendo a rede de prevenção e atenção às famílias em todo o Piauí.
