Corpo de Bombeiros realiza palestra sobre atendimento a tentativas de suicídio
“O nosso papel vai muito além do resgate físico. Também atuamos no gerenciamento de crises emocionais no ambiente operacional, entre colegas de farda e, frequentemente, no ambiente familiar das vítimas. É essencial compreender que, por trás de cada ocorrência, existe uma história, um pedido de ajuda”, destacou o Subcomandante-Geral do CBMAC, CEL BM Éden durante o evento.
O ponto alto da programação foi a palestra do Tenente-Coronel BM Edir Paixão, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, profissional reconhecido internacionalmente por sua atuação na interface entre segurança pública e saúde mental. Com uma trajetória marcada pela dedicação ao cuidado emocional no serviço militar, o oficial compartilhou experiências, técnicas e reflexões que reforçam a necessidade de um olhar mais humanizado no atendimento a tentativas de suicídio.
Sua fala emocionou o público presente e serviu de inspiração para bombeiros, que participaram do evento. “Precisamos ser ponte entre a dor e a esperança. O bombeiro militar deve estar preparado não só para resgatar corpos, mas também para alcançar almas em sofrimento”, afirmou o palestrante.