Compartilhar

Ministério Público contribui com serviços e atendimento na Ação pela Cidadania, em Cariacica

Publicado em: 08/11/2025 18:58

Empenhado no seu compromisso institucional de promover a cidadania, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) esteve presente no Circuito Cultural e Turístico Ação pela Cidadania – Estado Presente em Defesa da Vida, oferecendo atendimentos e serviços gratuitos à população capixaba neste sábado (08/11).

A ação, uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria da Casa Civil, com o ES Convention & Visitors Bureau, e apoio da Prefeitura Municipal de Cariacica, ocorreu das 8 às 17h, no Parque O Cravo e a Rosa, em Itanguá, Cariacica. Foram disponibilizados mais de 80 serviços oferecidos pelas secretarias estaduais, municipais e instituições parceiras, de forma gratuita.

O evento contou com as presenças do Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal; da Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional do MPES, Luciana Andrade; da Secretária-Geral, Inês Thomé Poldi; do Ouvidor, Humberto Alexandre Campos Ramos; de Dirigentes e Coordenadores dos Centros de Apoio e Núcleos, além de Promotores de Justiça e servidores da instituição.

Diversas autoridades estaduais e municipais também estiveram presentes, como o governador Renato Casagrande, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, além de deputados estaduais, secretários estaduais, municipais e vereadores de Cariacica.

Veja as fotos do evento.

Atendimento à comunidade

As equipes presentes do MPES realizaram mais de 200 atendimentos, deram orientações jurídicas e distribuíram material informativo às pessoas que compareceram ao local ao longo do dia.

Durante a iniciativa, as secretarias estaduais e municipais ofereceram serviços como emissão de registros civis (casamento, nascimento e óbito), Carteira de Identidade Nacional e encaminhamento para casamento comunitário. O espaço comtemplou a integração de crianças e idosos nos atendimentos.

Pedalando pela Liberdade

Também presente ao evento, o Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (GETEP) do MPES sorteou uma bicicleta reformada no projeto “Pedalando pela Liberdade”, recebida pelo jovem Pedro Henrique Guimarães.

As bicicletas do projeto são oriundas de apreensões policiais e reformadas por reeducandos do sistema penitenciário estadual.  O “Pedalando pela Liberdade” decorre de parceria entre o GETEP e a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Vila Velha.

Atuação integrada e interinstitucional

Também estiveram no evento Dirigentes, Coordenadores e equipes dos seguintes setores do Ministério Público: Ouvidoria, Centro de Apoio Operacional de Defesa Comunitária (CACO), Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAIJ), Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (CAOPE), Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (CAOPS), Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (NEVID), Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência (NAVV), Núcleo de Atuação no Direito das Famílias (NUFAM), Núcleo de Proteção aos Direitos Humanos (NPDH), Núcleo de Proteção aos Direitos da Juventude (NEJU) e do Grupo de Atuação Especial de Combate à Fome e de Defesa da Pessoa em Situação de Rua (GAESFO).

Fonte: Agência de Notícias do Estado do ES

Faça um comentário