Servidores recebem orientação sobre aplicação da Linguagem Simples no atendimento ao público

O treinamento abordou conceitos e práticas da Linguagem Simples
Com objetivo de tornar mais clara e acessível a comunicação, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) promoveu, na segunda-feira (20), um treinamento sobre Linguagem Simples aplicada a Carta de Serviços, para os servidores da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron).
A capacitação aconteceu pela necessidade de atualização da Carta de Serviços da Idaron, documento que reúne informações sobre os serviços oferecidos pela instituição e orienta o cidadão sobre como acessá-los.
Para apoiar esse processo, a Gerência de Transformação Digital da Setic foi convidada a ministrar o treinamento, abordando conceitos e práticas da Linguagem Simples.
Durante o treinamento, os servidores conheceram:
- O que é a Linguagem Simples (LS) e como surgiu;
- Princípios e regras da Linguagem Simples;
- Como aplicar a LS no dia a dia do serviço público;
- Boas práticas de comunicação clara em documentos, portais e atendimentos;
- Exemplos práticos de simplificação de textos usados pela administração pública.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa aprimora ainda mais o atendimento ao cidadão e fortalece a transparência na gestão pública.
Segundo a assessora de Planejamento e Governança da Setic, Ediane Egert Galvão, a iniciativa reforça o compromisso do governo de Rondônia em promover uma comunicação pública mais empática, direta e inclusiva. “Quando o cidadão entende com facilidade o que está lendo, ele tem mais autonomia e confiança nos serviços públicos. A Linguagem Simples é uma ferramenta essencial para aproximar o governo das pessoas”, destacou.
LINGUAGEM SIMPLES
Uma abordagem que busca tornar a comunicação mais clara, objetiva e acessível para todos os cidadãos. Ao utilizar textos mais diretos, melhora-se o entendimento de informações essenciais sobre serviços públicos e o direito à informação é garantido. Além da capacitação de servidores, o governo de Rondônia tem aplicado a Linguagem Simples na transformação digital dos serviços públicos. Para apoiar essa prática, a Setic lançou, em 2024, o Guia de Linguagem Simples, disponível na plataforma Wiki Setic, reunindo orientações práticas para tornar a comunicação mais clara e acessível à população.
Disponível também, o curso “Elaboração de Cartas de Serviços e Linguagem Simples”, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que contribui com a formação dos servidores em linguagem cidadã. Essa abordagem também está prevista na Portaria nº 151, de 12 de novembro de 2024, que determina que os serviços publicados no Portal do Cidadão passem por análise da Setic para adequação à Linguagem Simples, sempre que necessário. A medida reforça o compromisso do estado com o acesso pleno e descomplicado às informações.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO