Compartilhar

Univesp assina acordo de cooperação para implantação de 14 novos polos presenciais em São Paulo

Publicado em: 06/11/2025 08:03

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) firmou acordos de cooperação com os municípios de São Paulo, Itapirapuã Paulista, Santo Antônio do Aracanguá, Nova Europa e Descalvado para a implantação de 14 novas unidades presenciais, essas, 10 na cidade de São Paulo, que já conta com 53 em parceria com a UNICEU. Em julho deste ano, também foi inaugurado o polo na sede da Escola da Inclusão, instituição da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), na capital paulista.

Os polos são espaços físicos onde os alunos recebem infraestrutura com computadores, impressoras, acesso à internet e realização de atividades, como testes e investigação em grupo. Nos locais, os estudantes também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica e contar com apoio do orientador, profissional de carreira da prefeitura municipal.

​De acordo com o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, a universidade ainda tem espaço para crescer. “A meta é chegarmos cada dia mais perto do cidadão que quer estudar. A instituição já está presente em mais de 59% do território, nossos polos são as únicas ofertas de ensino superior presencial em 249 municípios de São Paulo. Os dados revelam nosso alcance e como contribuímos para a transformação de milhares de vidas com o auxílio das prefeituras, como principais parceiras na universalização da graduação pública à distância de qualidade”.

Futuros polos

  • Santo Antônio do Aracanguá
  • São Paulo – Barro Branco/Uniceu
  • São Paulo – Coreto de Taipas/Uniceu
  • São Paulo – Jardim Imperador/Uniceu
  • São Paulo – Tremembé/Uniceu
  • São Paulo – Horizonte Azul / Uniceu
  • São Paulo – Vila Alpina/Uniceu
  • São Paulo -Cidade Ademar/Uniceu
  • São Paulo- Cidade Líder/Uniceu
  • São Paulo-Ermelino Matarazzo/Uniceu
  • São Paulo- São Miguel/Uniceu

LEIA TAMBÉM: Inscrições para o Vestibular das Fatecs são prorrogadas até 14 de novembro

Como é o credenciamento para ter um polo da Univesp?

O representante da entidade ou administração municipal interessada em ter uma unidade da Univesp deverá preencher o formulário, apresentar no endereço eletrônico: https://univesp.br/transparencia/chamamento-publico-polos  e conferir todas as informações do edital. No documento, deverão ser dados relacionados, como cidade em que o polo será instalado, população atual, número aproximado de concluintes do Ensino Médio nos últimos três anos, informações do prefeito, indicação de gestor pela implantação e o tamanho do polo que pretende criar. No endereço, também são apresentadas apresentações instrucionais. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: credenciamento.polos@univesp.br.

LEIA TAMBÉM: USP abre inscrições para programa de formação em educação à distância em parceria com a Univesp

Sobre a Universidade

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 88 mil alunos, entre estudantes de graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares – Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2025, a universidade possui 441 polos e está presente em 382 municípios do Estado, representando 59% do território paulista.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SP

Faça um comentário