Compartilhar

Estudantes de Roraima conquistam 3° lugar em mostra de ciência e tecnologia

Publicado em: 06/11/2025 05:39

As alunas da rede estadual de Roraima, Rosa dos Santos e Thamyrys de Souza, da Escola Estadual Girassol conquistaram o 3° lugar na 40ª Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), promovida pela Fundação Liberato.

O evento foi realizado em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, de 27 a 31 de outubro, com a participação de 16 países. O projeto das roraimenses intitulado “Controle de Irrigação Inteligente”, concorreu com 178 projetos na categoria Ensino Fundamental.

“Nós tivemos uma experiência incrível ao participar da Mostratec, que é a maior Feira de Ciência e Tecnologia da América Latina, pois nela conhecemos novas línguas, novas pessoas e novas culturas, tanto as culturas das regiões brasileiras, quanto as culturas de outros países”, disse Thamyrys.

Controle de Irrigação Inteligente

As estudantes foram orientadas pelo professor Antônio Leitão e a gestora da escola, Elizangela Viana, também acompanhou a dupla. Para as estudantes, o projeto vencedor sobre irrigação é algo inovador. Elas falaram um pouco sobre tudo que desenvolveram.

“O nosso projeto está ligado à automação, que é o uso da tecnologia para facilitar as tarefas do dia-a-dia. Na agricultura, a água é um recurso essencial, porém, limitado. Por esse motivo, desenvolvemos um sistema que ligará ao solo apenas quando for necessário, ajudando a economizar água e preservar o meio ambiente”, explicou Rosa.

Elas explicaram que o objetivo principal foi construir um sistema que evite o desperdício de água, faça irrigação de forma automática e contribua para a sustentabilidade, utilizando componentes simples de baixo custo e materiais recicláveis.

“Para montar o sistema, utilizamos o Arduino Uno. Ele é o cérebro do nosso projeto, e também um sensor de umidade do solo, um módulo relé que ele serve para ligar e desligar a bomba d’água, uma protoboard, jumps, uma fonte de nove volts, um cabo de USB e uma válvula solenoide”, explicou Thamyris.

Rosa disse que o funcionamento é muito simples: “Se o solo estiver úmido, o sistema permanece desligado. Se o solo estiver seco, o Arduino aciona a bomba d’água e a irrigação continua até o solo ficar úmido novamente”.

Com este projeto, as estudantes buscaram mostrar que é possível usar a tecnologia para resolver problemas reais.

“O sistema pode ser aplicado em hortas, jardins, pequenas plantações. É simples, acessível, eficiente, sustentável e uma solução prática para o dia-a-dia”, finalizou Thamyrys.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de RR

Faça um comentário