Compartilhar
Universidades estaduais do Paraná tem alta histórica de 68,4% e reúnem 32 cursos de excelência
O Paraná registrou a maior variação positiva entre os estados do Brasil com mais cursos de graduação presenciais com o conceito 5 estrelas, no Guia da Faculdade Estadão. Segundo o levantamento, feito anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Paraná passou de 52 para 77 cursos classificados como excelentes, aumento que corresponde a 48% na comparação entre 2024 e 2025. O resultado, que reúne universidades públicas e privadas, manteve o Estado na quinta posição nacional, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, nessa ordem.
Nesta edição, o Paraná soma, ainda, 711 cursos classificados com 4 estrelas (muito bom) e 558 com três estrelas (bom), totalizando 1.346 graduações reconhecidas entre as melhores do País e que consolidam o ensino superior paranaense em um patamar de referência. O produto editorial contempla os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos, nas modalidades presencial e de ensino a distância (EAD).
As instituições ligadas ao Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná seguiram a mesma tendência de alta, saltando de 19 para 32 cursos cinco estrelas, que equivale a uma ampliação de 68,4% no período. O destaque ficou com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que aparece pela primeira vez na categoria de nota máxima, com os cursos de Bacharelado em Música Popular, ofertado no câmpus Curitiba 2; e de Licenciatura em Filosofia, do câmpus de União da Vitória, na região Sul do Estado.
Segundo a diretora de Ensino Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Maria Aparecida Crissi Knuppel, o resultado reflete a força do ecossistema de educação do estado. “A produção de conhecimento é um pilar estratégico para o desenvolvimento do Paraná e por isso o governo estadual mantém um compromisso permanente com a ciência e a inovação, investindo continuamente na qualidade das universidades estaduais”, afirmou.
DESEMPENHO – A Universidade Estadual de Maringá (UEM) protagonizou o salto mais expressivo, triplicando a representação na categoria máxima na nova edição do levantamento. A instituição ampliou de quatro para 12 cursos com o conceito cinco estrelas, um crescimento de 200%, com oito novas graduações no patamar de excelência. Esse desempenho reforça o papel da UEM como referência acadêmica na Região Sul, impulsionando a qualidade do ensino superior paranaense, com opções de formação de alto nível para os universitários.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) figura com 11 graduações cinco estrelas, seguida pelas universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste), que contam com três e dois cursos nessa categoria, respectivamente. Completam a lista, com um curso classificado com o conceito máximo, as universidades estaduais do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (UENP).
Em 2025, foram avaliadas 22.198 graduações de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, sendo 993 cursos classificados com cinco estrelas. A maior parte, 85%, são cursos ofertados por instituições públicas. No recorte paranaense, são 65 graduações ofertadas por universidades públicas, o que equivale a 49,2% do total do Estado.
QUALIDADE REMOTA – Na modalidade EAD, cinco universidades estaduais somam 17 cursos de graduação classificados com quatro e três estrelas, na edição deste ano. A UEPG e a UEM contam com o maior número de graduações avaliadas nesses conceitos (muito bom e bom), com oito e seis cursos. Em 2025, a UEL estreou na modalidade de ensino a distância com o curso de Computação, que recebeu três estrelas. Já a UENP e a Unioeste repetiram o desempenho do ano passado, com um curso cada, avaliados com quatro e três estrelas, respectivamente.
Confira os estados com mais cursos cinco estrelas (excelentes) no Guia da Faculdade Estadão 2025:
1º – São Paulo – 336 cursos (+8,61%)
2º – Minas Gerais – 142 cursos (+39,22%)
3º – Rio Grande do Sul – 98 cursos (+15,29%)
4º – Rio de Janeiro – 80 cursos (+35,59%)
5º – Paraná – 77 cursos (+48,08%)
Veja os 32 cursos das universidades estaduais classificados como excelentes na publicação:
Agronomia – UEL – Londrina
Ciências Biológicas – UEL – Londrina
Ciências Biológicas (licenciatura) – UEL – Londrina
Educação Física – UEL – Londrina
Enfermagem – UEL – Londrina
Farmácia – UEL – Londrina
Filosofia (licenciatura) – UEL – Londrina
Medicina – UEL – Londrina
Medicina Veterinária – UEL – Londrina
Psicologia – UEL – Londrina
Pedagogia (licenciatura) – UEL – Londrina
Ciências Biológicas (licenciatura) – UEM – Maringá
Educação Física (licenciatura) – UEM – Ivaiporã
Farmácia – UEM – Maringá
Geografia – UEM – Maringá
Geografia (licenciatura) – UEM – Maringá
Matemática – UEM – Maringá
Matemática (licenciatura) – UEM – Maringá
Química – UEM – Maringá
Educação Física – UEM – Maringá
Educação Física – UEM – Maringá
Letras Português/Inglês (licenciatura) – UEM – Maringá
Letras Tradução em Língua Inglesa (licenciatura) – UEM – Maringá
Geografia – UEPG – Ponta Grossa
Química Tecnológica – UEPG – Ponta Grossa
Pedagogia (licenciatura) – UEPG – Ponta Grossa
Pedagogia (licenciatura) – UENP – Jacarezinho
Música Popular – Unespar – Curitiba
Filosofia (licenciatura) – Unespar – União da Vitória
Educação Física (licenciatura) – Unicentro – Irati
Secretariado Executivo Trilíngue – Unioeste – Toledo
Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (licenciatura) – Unioeste – Cascavel
