Compartilhar

Faces – Fundac realiza terceira edição do Festival de Arte, Cultura, Educação e Diversidade da Socioeducação

Publicado em: 05/11/2025 13:07

A Sala de Concertos Maestro José Siqueira, da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo, foi palco para mais uma edição do Festival de Artes, Cultura, Educação e Diversidade da Socioeducação – Faces, promovido pela A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac). O evento aconteceu na última sexta-feira (31), e reuniu socioeducandos, familiares, servidores e Escola Cidadã Integral Socioeducativa, para um verdadeiro espetáculo de variedades artísticas.

O Festival faz parte do calendário de ações do eixo Esporte, Cultura e Lazer da Fundac, e é uma celebração da expressão artística e do protagonismo juvenil, que reúne talentos das unidades socioeducativas e das escolas que fazem a educação dentro do sistema socioeducativo, entre elas: Escola Socioeducativa Almirante Saldanha (João Pessoa); Escola Francisca Martiniano da Rocha (Lagoa Seca); e Escola Mestre Júlio Sarmento (Sousa).

A III edição do Faces, contou com a participação de 52 socioeducandos em cumprimento de medidas de internação em João Pessoa, Lagoa Seca e Sousa, que puderam expor o seu fazer artístico em mais de 20 apresentações culturais que encantaram o público presente. Entre elas: peças teatrais, musicais, e recital de poesia/poema, encerrando com teatro de bonecos que levou o público para o palco.

O Festival ampliou sua programação ao integrar o Projeto Primavera Poética, da Escola Socioeducativa Almirante Saldanha, que valoriza a poesia como instrumento de liberdade, sensibilidade e transformação social, e inovou com a participação de um socioeducando como apresentador do evento, exaltando ainda mais o protagonismo juvenil.

“É muito bom saber que nós estamos reunidos pela terceira vez para celebrar este momento de integração entre os nossos socieducandos que mostram seus talentos e podem aproveitar essa oportunidade que é dada pelo governo do estado. Essa é a missão que abraçamos há quase quatro anos, e que mostra toda a potencialidade dos nossos socieducandos”, disse o presidente Flavio Moreira, durante a abertura do Festival.

Na ocasião, o presidente da Fundac lembrou ainda que a socioeducação é uma política muitas vezes invisível, mas que o governador João Azevêdo escolheu dar prioridade. “Não é à toa que chegamos até aqui. Isso tudo é fruto de muito investimento, trabalho e esforço. Agradeço a todos por prestigiar esse trabalho feito a muitas mãos, e a rede de proteção à criança e adolescente, que sempre vem nos orientando e ajudando. Aproveito ainda, para agradecer aos nossos servidores que participaram da organização e realização desse evento”, concluiu Flavio, que mesmo distante (em curso de Inteligência Artificial voltado ao sistema socioeducativo, no Ceará), acompanhou a execução do Festival.

FACES – O Festival de Artes, Cultura, Educação e Diversidade da Socioeducação é mais uma ação da Fundac, por meio do eixo Esporte, Cultura e Lazer, que vem se consolidando como ferramenta importante no processo de ressocialização de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no Estado da Paraíba. Um espaço de culminância dos processos educativos desenvolvidos dentro da internação, que envolvem socioeducandos, servidores, artistas locais e Escola Cidadã Integral Socioeducativa.

Fonte: Agência de Notícias do Estado da PB

Faça um comentário