Compartilhar

Calculadora de Impacto Agro: conheça projeto de escola mineira vencedor do Prêmio Nacional Liga Steam 2025

Publicado em: 05/11/2025 12:41

Com criatividade, propósito e trabalho em equipe, professoras e estudantes da rede estadual mineira mostraram que a inovação também nasce dentro da escola pública. A Escola Estadual Irmã Raimunda Marques, de Curvelo, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional Liga Steam 2025, uma das mais importantes iniciativas de incentivo à inovação e à educação científica do país.

O projeto Calculadora de Impacto Agro, desenvolvido pelos estudantes do 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, sob a orientação das professoras Cíntia Gasbarro e Tanislane Figueiredo, foi o grande vencedor da Categoria 3, referente ao ensino médio.

“Realizar esse projeto foi uma experiência transformadora. Cada etapa foi marcada por aprendizado, dedicação e pela certeza de que a educação pública tem o poder imenso de transformar jovens criadores, inovadores e capazes de mudar o mundo”, conta.

 








 
 
   
   


Promovido pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Tríade Educacional, o Prêmio Nacional Liga Steam reconhece práticas pedagógicas inovadoras que integram Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em soluções voltadas para desafios reais da sociedade.

Nesta edição, o tema foi “Sociobiodiversidade – Culturas vivas, comunidades sustentáveis”, destacando iniciativas que conectam educação, meio ambiente e cidadania.

Mais de 1,9 mil professores participaram da seleção, que reuniu 412 projetos de 321 municípios brasileiros. A presença de uma escola mineira no topo do pódio reforça o protagonismo dos estudantes e educadores da rede na promoção de uma aprendizagem criativa, significativa e transformadora.

 








 
 
   
   


Tecnologia, meio ambiente e transformação social

O projeto Calculadora de Impacto Agro consiste em um sistema web e mobile desenvolvido para ajudar produtores rurais a avaliar e reduzir o impacto ambiental de suas atividades agropecuárias.

Por meio de uma interface simples e acessível, o produtor insere informações sobre sua propriedade, como tipo de cultura, número de animais e práticas adotadas, e recebe automaticamente um diagnóstico ambiental detalhado, com medições de emissões de gases como CO₂, CH₄ e N₂O.

A ferramenta também oferece uma classificação de sustentabilidade, que varia de 1 a 10, e apresenta projeções de ganhos econômicos e sociais ao adotar práticas mais sustentáveis. Além disso, o sistema gera um plano de ação personalizado, com sugestões práticas e de baixo custo para aprimorar o manejo ambiental.

Mais do que uma tecnologia de medição, o projeto incentiva a geração de empregos locais e a capacitação de trabalhadores rurais, promovendo a sustentabilidade como um verdadeiro vetor de desenvolvimento social. Cada avanço de nível não apenas reduz emissões, mas também fortalece a economia das comunidades rurais.

A estudante Ana Carolina da Costa Boaventura, integrante do grupo vencedor, também celebrou o resultado. “Foi muito gratificante fazer parte do projeto, porque consegui colocar em prática tudo que aprendi nos anos anteriores. Começar um projeto do zero, com uma intenção tão bonita, que é ajudar o meio ambiente, a sociedade e ajudar a ter um planeta mais responsável e sustentável, é muito bom para mim e para meus colegas”.

 

 

Fonte: Agência de Notícias do Estado de MG

Faça um comentário